Resumo
Este trabalho nos leva a uma reflexão daforma como a Aprendizagem baseada em problemas teve a sua inserção nos cursos, primeiro da área da saúde e hoje, nos demais cursos das instituições de ensino superior.A avaliação da metodologia é um processo contínuo. O objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão de literatura dos artigos publicados na Medline (via Pubmed) eScielo que fizeram referência aos impactos e desafios da implantação e da avaliação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Procurou-se selecionar estudos que atendessem os critérios para inclusão, com recorte temporal de 1998 a 2014, bem como pesquisa bibliográfica, com data deste mesmo recorte. Este artigo de revisão mostrou as potencialidades e aplicabilidades dos estudos da metodologia baseada em problemas e o que ainda se tem por fazer, sendo necessário aperfeiçoar os estudos, principalmente, acerca da avaliação do método. Com a pesquisa realizada e interpretação destes dados, sugere-se uma padronização do método, independente da área da educação.