Contribuições da teoria crítica na formação do profissional em saúde

  • Kellen Nunes Rodrigues Gassen
  • Catia Luciane Carvalho
  • Cesar H. B. Goes
Palavras-chave: Teoria Crítica, Formação Profissional, Saúde, Critical Theory, Professional Training, Health

Resumo

Este trabalho de perspectiva teórica apresenta uma revisão bibliográfica sobre as influências das Ciências Moderna na construção da Teoria Crítica, desenvolvida pela chamada escola de Frankfurt e tem por objetivo realizar uma discussão e análise de suas possíveis contribuições no campo da saúde a cerca da Formação Profissional em Saúde. Como metodologia para composição dos elementos teóricos a serem analisados e discutidos utilizou-se a pesquisa integrada no banco de dados Scielo, em 26 de outubro de 2013, com descritores “Teoria Crítica e Formação em Saúde”. Como resultado conclui-se que a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt poderá apontar possibilidades, que devem ser esclarecidos para uma formação profissional em saúde que busque transformações no modelo hegemônico, fragmentado, assistencialista no campo da saúde.

Biografia do Autor

Kellen Nunes Rodrigues Gassen

Enfermeira – Especialista em Enfermagem do Trabalho (UNISC), Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem (FIOCRUZ/ENSP), Especialista em Saúde da Família (UNA-SUS/UFCPA). Mestranda em Educação do PPG de Educação da UNISC sob a orientação do Prof. Dr. Cesar H. B. Goes (UNISC), bolsista CNPq. Email: enfkn@hotmail.com

Catia Luciane Carvalho

Enfermeira – Enfermeira Assistencial do SAMU – Base Santa Cruz do Sul, Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Educação Profissional Dom Alberto, Especialização em Enfermagem em Saúde Pública (UFRGS), Especialização em Formação Pedagógica para o Ensino Profissionalizante (FIOCRUZ), Especialização em Educação a Distância (SENAC) e Mestranda em Biociências e Reabilitação (IPA). E-mail:enfcatia@bol.com.br

Cesar H. B. Goes

Sociólogo – Professor PPG EDU/UNISC - Mestrado e Doutorado em Sociologia (UFRGS). E-mail:cgoes@unisc.br

Publicado
2014-12-30
Como Citar
Gassen, K. N. R., Carvalho, C. L., & Goes, C. H. B. (2014). Contribuições da teoria crítica na formação do profissional em saúde. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 1(4), 1-18. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/170