Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica
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Palavras-chave

Satisfação do Usuário
Atenção Primária à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde

Como Citar

Inchauspe, J. A. F., Dallepiane, L. B., Moura, G. M. S. S. de, Pappen, E., & Pappen, M. (2018). Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 3(1). Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/157

Resumo

A incorporação do usuário na avaliação tem sido valorizada por constituir-se um indicador sensível da qualidade do serviço prestado. O estudo trata-se de uma Revisão Integrativa com objetivo de analisar a satisfação dos usuários atendidos pela estratégia de saúde da família. A fim de responder a questão norteadora “Como se caracteriza a produção científica sobre a satisfação dos usuários atendidos pela ESF?” A amostra compôs 14 artigos a partir das bases de dados SciELO e LILACS, cujos critérios de inclusão foram pesquisas publicadas no período entre 2002 a 2014. Verificou-se que os assuntos mais abordados estavam relacionados aos atributos de satisfação dos usuários e a qualidade da assistência à saúde na atenção básica. Concluiu-se que a incorporação rotineira da avaliação da satisfação pela perspectiva dos usuários torna-se uma ferramenta útil para realizar intervenção, redirecionamento nos serviços de saúde e nas políticas públicas, propiciando que a qualidade do serviço seja centrada no usuário.

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