Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica

uma revisão integrativa

  • Juciane Aparecida Furlan Inchauspe
  • Loiva Beatriz Dallepiane
  • Gisela Maria Schebella Souto de Moura
  • Emelin Pappen
  • Morgana Pappen
Palavras-chave: Satisfação do Usuário, Atenção Primária à Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

A incorporação do usuário na avaliação tem sido valorizada por constituir-se um indicador sensível da qualidade do serviço prestado. O estudo trata-se de uma Revisão Integrativa com objetivo de analisar a satisfação dos usuários atendidos pela estratégia de saúde da família. A fim de responder a questão norteadora “Como se caracteriza a produção científica sobre a satisfação dos usuários atendidos pela ESF?” A amostra compôs 14 artigos a partir das bases de dados SciELO e LILACS, cujos critérios de inclusão foram pesquisas publicadas no período entre 2002 a 2014. Verificou-se que os assuntos mais abordados estavam relacionados aos atributos de satisfação dos usuários e a qualidade da assistência à saúde na atenção básica. Concluiu-se que a incorporação rotineira da avaliação da satisfação pela perspectiva dos usuários torna-se uma ferramenta útil para realizar intervenção, redirecionamento nos serviços de saúde e nas políticas públicas, propiciando que a qualidade do serviço seja centrada no usuário.

Biografia do Autor

Juciane Aparecida Furlan Inchauspe

Enfermeira. Doutoranda e Mestre em Enfermagem pela UFRGS. Diretora Acadêmica Adjunta, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem e Docente da Faculdade Dom Alberto. Departamento de Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE). Santa Cruz do Sul, RS. E-mail: jucianefurlan@gmail.com

Loiva Beatriz Dallepiane

Enfermeira, Professor da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Gisela Maria Schebella Souto de Moura

Enfermeira, PhD, Professor Adjunto, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Emelin Pappen

Mestre em Promoção da Saúde; Docente da Faculdade Dom Alberto; emelinpappen@hotmail.com

Morgana Pappen

Mestranda em Promoção da Saúde; Docente da Faculdade Dom Alberto; morganapappen@gmail.com

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Inchauspe, J. A. F., Dallepiane, L. B., Moura, G. M. S. S. de, Pappen, E., & Pappen, M. (2018). Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 3(1). Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/157

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##