Acolhimento em saúde mental

de quem é esta responsabilidade?

  • Juciane Aparecida Furlan Inchauspe
  • Marta Ziziane Dorneles Wachter
  • Sabrina Chapuis de Andrade
Palavras-chave: Acolhimento, Saúde mental, Equipe de assistência ao paciente

Resumo

Tem por objetivo discutir a problemática do acolhimento com a equipe interdisciplinar que, por ora, não estava sendo desenvolvida de maneira satisfatória. Organizou-se a escala funcional dos profissionais, que seriam os responsáveis pelo acolhimento durante seus turnos de trabalho, sendo a primeira abordagem na sala de espera. A prática do acolhimento foi benéfica, tanto para a equipe quanto para os usuários, trazendo mudanças positivas no cotidiano do serviço, dentre elas: menor resistência dos usuários em realizarem exames sorológicos, menor agressividade, diminuição das faltas a consultas médicas e melhor adesão ao tratamento farmacológico. Considera-se que o acolhimento realizado por uma equipe interdisciplinar constitui-se em uma abordagem importante e eficaz, que pode ser direcionada a fim de minimizar a vulnerabilidade, promover a saúde do usuário de substâncias psicoativas e, consequentemente, beneficiar a equipe.

Biografia do Autor

Juciane Aparecida Furlan Inchauspe

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFRGS. Docente da Faculdade Dom Alberto. Departamento de Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE). Santa Cruz do Sul, RS. Email: jucianefurlan@gmail.com.

Marta Ziziane Dorneles Wachter

Enfermeira, Escola Tecnológica e Científica em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre/RS.

Sabrina Chapuis de Andrade

Enfermeira, Prefeitura Municipal de Viamão, Viamão/RS.

Publicado
2014-06-30
Como Citar
Inchauspe, J. A. F., Wachter, M. Z. D., & Andrade, S. C. de. (2014). Acolhimento em saúde mental. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 1(3), 19-28. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/174

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##