A importância do exame citopatológico na prevenção do câncer de colo do útero

  • Morgana Pappen
  • Emelin Pappen
  • Vanessa Amábile Martins
Palavras-chave: Exame citopatológico, prevenção, câncer

Resumo

O câncer de colo de útero destacou-se como um problema de saúde importante no Brasil, devido ao fato de apresentar um grande índice de letalidade nas mulheres indiferentemente da idade. Desse modo, foi preconizado o exame citopatológico como método de prevenção desse tipo de câncer, o que deve ser realizado periodicamente por mulheres de 25 a 59 anos ou a partir do início da vida sexual. O presente estudo foi realizado na forma de revisão bibliográfica e versa sobre a importância e a adesão da realização do exame citopatológico na prevenção do câncer de colo de útero, através da base de dados do SCIELO nos anos de 2014 e 2015. Dessa forma, foram analisados nove artigos, a partir dos quais se concluiu que poucas mulheres estão realizando o exame citopatológico como é preconizado pelo ministério da saúde. A conscientização acerca da importância do exame de Papanicolau deve ser observada e trabalhada pelas unidades básicas de saúde como método de prevenção do câncer de colo de útero.

Biografia do Autor

Morgana Pappen

Mestranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, morganapappen@gmail.com.

Emelin Pappen

Mestre em Promoção da Saúde pela UNISC. Farmacêutica, Especialista em análises clínicas e toxicológicas, millapappen@yahoo.com.br.

Vanessa Amábile Martins

Mestre em Promoção da Saúde pela UNISC. Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, nessa_a_martins@yahoo.com.br.

Publicado
2017-11-30
Como Citar
Pappen, M., Pappen, E., & Martins, V. A. (2017). A importância do exame citopatológico na prevenção do câncer de colo do útero. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 2(1). Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/162

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##