A POSSIBILIDADE DA MEDIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PACIFICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES: UMA ALTERNATIVA EXTRAJUDICIAL ADEQUADA

  • Paula Pereira da Rosa
  • Silvio Erasmo Souza da Silva
Palavras-chave: : Conflito. Mediação. Escola

Resumo

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo verificar a possibilidade da utilização da mediação
como instrumento de pacificação e resolução de conflitos escolares. Desse modo, fez-se
necessário fazer o seguinte questionamento: Pode-se considerar a mediação escolar como um
instrumento adequado para a pacificação a resolução de conflitos escolares? A pesquisa foi
estruturada a partir dos seguintes objetivos específicos: Descrever os tipos mais comuns de
conflitos envolvendo a comunidade escolar; apresentar a origem, conceito, objetivos e
princípios da mediação, e por fim analisar a possibilidade da resolução e pacificação de
conflitos escolares através da mediação. Nesse sentido, para responder ao problema central
da pesquisa utilizou-se do método dedutivo e da técnica de pesquisa bibliográfica, através de
doutrinas específicas da área, dissertações e artigos de pesquisadores que trabalham com o
referido tema. Desta forma, concluiu-se que a mediação, por se tratar de um instrumento de
pacificação e resolução de conflitos pode ser utilizada pela comunidade escolar.

Publicado
2022-06-22
Como Citar
Paula Pereira da Rosa, & Silvio Erasmo Souza da Silva. (2022). A POSSIBILIDADE DA MEDIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PACIFICAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES: UMA ALTERNATIVA EXTRAJUDICIAL ADEQUADA. REVISTA DE DIREITO, 13(01), 67-83. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadedireitodomalberto/article/view/749