O meio ambiente e o ordenamento jurídico do Brasil e da Espanha:

uma incursão pelas constituições e disposições infraconstitucionais

  • Erotides Kniphoff Tessmann
  • Josirene Candido Londero
Palavras-chave: Meio ambiente, Brasil, Espanha

Resumo

O artigo realiza uma breve análise sobre o ordenamento jurídico do Brasil e España, referente à questão ambiental. Inicia-se explanando sobre o texto constitucional e a legislação infraconstitucional da Espanha (1978) e do Brasil (1988). O ensaio enfoca, o tratamento conferido pelo legislador ao meio ambiente nos territórios brasileiro e espanhol, não descurando da questão da supranacionalidade e do direito comunitário, a que devem obediência os Estados-parte também em questões ambientais. Para atingir os objetivos realizou-se pesquisa bibliogáfica e através do método idutivo conclui-se pela semelhança entre os dispositivos constitucionais e infraconstitucionais brasileiros e espanhóis, denotando-se, a pouca eficácia e efetividade dos dispositivos, embora a excelência na elaboração dos seus textos.

Biografia do Autor

Erotides Kniphoff Tessmann

Advogada, Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ e Docente do Curso de Direito da Faculdade Dom Alberto. Graduada em Direito e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul: erotides.coordenaçao@domalberto.edu.br

Josirene Candido Londero

Advogada e Docente do Curso de Direito da Faculdade Dom Alberto. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Diretora do Instituto de Desenvolvimento Humano e Estudos Regionais: josirenelondero@terra.com.br.

Publicado
2010-06-30