Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro conhecer as normas da Revista do Direito Dom Alberto, que os trabalhos em coautoria representam efetiva participação dos autores na sua produção e que a simples orientação de trabalho realizada por docente não garante e representa a coautoria do texto.
  • O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do(s) seu(s) email(s) no(s) minicurrículo(s) da versão final do artigo aceito.
  • O Resumo tem entre 200 e 300 palavras; os títulos e palavras-chave foram traduzidos para o inglês; as palavras-chave estão de acordo com o catálogo de vocabulário controlado (tesauro). Declaro também que não houve utilização de aplicativos de tradução online (Por ex. Google Tradutor).
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, no sistema double blind peer review(duplo cego) de avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação Cega por Pares".
  • O texto está em espaço 1,5 e usa uma fonte de 12 pontos com; referências conforme NBR 10520 ABNT; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, com até 2 Mb de tamanho máximo.
  • A contribuição é original e inédita, e não está em processo de avaliação para publicação por outra revista;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores


Os textos devem ser submetidos gratuitamente na página eletrônica da Revista após o cadastro como “AUTOR” (site) seguindo-se os passos de submissão.

Em caso de dificuldades, enviar e-mail para: revistas@domalberto.edu.br

A Revista de Saúde Dom Alberto não cobra taxas de submissão de artigo ou taxas de processamento de artigo.
A Revista de Saúde Dom Alberto publica artigos originais de pesquisadores Doutores, Mestres ou especialistas, acompanhados de coautor com titulação mínima de bacharel, das linhas de pesquisa em que ela atua, quais sejam:


1. Saúde da criança e neonatal;
2. Saúde da mulher;
3. Saúde do idoso;
4. Gestão e administração em saúde;
5. Urgência e emergência;
6. Saúde mental;
7. Saúde do trabalhador;
8. Segurança do paciente;
9. Saúde pública e saúde coletiva;
11. Enfermagem Clínica e Cirúrgica;
12. Políticas públicas de saúde;
13. Tecnologias do cuidado; e
14. Temas interdisciplinares da área da saúde;

Traduções somente serão aceitas caso o texto seja inédito no Brasil e o tradutor figure como coautor do texto.
Os artigos devem obrigatoriamente utilizar a terceira pessoa gramatical (escrita científica).
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Os artigos submetidos pelo site da Revista passarão por duas fases de avaliação: a primeira fase será realizada pela Equipe Editorial e se destina à verificação do cumprimento das Diretrizes para Autores disponíveis no site da Revista; em caso de aprovação na primeira fase, o artigo será encaminhado para a avaliação cega por pares, sendo essa avaliação a segunda fase.
Na segunda fase – avaliação cega por pares – o artigo poderá ser aprovado, aprovado com correções obrigatórias ou rejeitado.
Em todos os casos a decisão editorial e as avaliações serão enviadas por email ao autor – em caso de coautoria, ao coautor que se cadastrou na submissão como contato principal. No caso de aprovação com correções obrigatórias, o autor terá 5 dias úteis para enviar pelo sistema da Revista a versão corrigida do artigo, que passará por conferência da Equipe Editorial.
DETECÇÃO DE PLÁGIO
Todos os artigos submetidos à Revista serão previamente analisados pelo detector de plágio pelo programa PLAGIUS. Os artigos reprovados pelo detector serão minunciosamente analisados pela Equipe Editorial e, quando for o caso, a Equipe solicitará informações adicionais ao autor. Caso o plágio seja confirmado pela Equipe Editorial da Revista, o artigo será sumariamente rejeitado.
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DOS METADADOS DA SUBMISSÃO
O nome completo, endereço de email, afiliação e o resumo da biografia de todos os autores do artigo deverão ser informados com a grafia correta na inserção de metadados durante o processo de submissão.
A afiliação é o vínculo atual do autor, devendo-se informar o nome completo e a sigla da instituição, bem como cidade, estado e país desta.
No campo “Resumo da Biografia” de cada autor, deve-se informar a titulação em ordem decrescente e a respectiva instituição de obtenção, indicando ainda a sigla da instituição entre parênteses. Após, deve-se informar a afiliação.
Ex.:
Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.
Bacharel em Direito pela Faculdade Dom Alberto (FDA), Santa Cruz do Sul - RS, Brasil.
Professor da graduação em Direito da Faculdade Dom Alberto (FDA), Santa Cruz do Sul - RS, Brasil.
Não é permitido mencionar publicações do autor no “Resumo da Biografia”.
Ao final do “Resumo da Biografia”, deve-se fornecer o link para o currículo Lattes de cada autor.
Caso os metadados não sejam preenchidos corretamente, o autor será informado para que corrija.
Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados do texto os dados de identificação do(s) autor(es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Peer Review).
OBSERVÂNCIA DAS DIRETRIZES PARA AUTORES
O Conselho Editorial e a Equipe Editorial reservam-se o direito, em pré-avaliação ou pós-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da Revista. Depois do check list, da pré-avaliação da Equipe Editorial, se aprovados, os textos seguem para avaliadores externos.
Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação pela Equipe Editorial em um prazo de 05 (cinco) dias úteis.

APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TEXTOS

Os textos devem ser submetidos em formato Word, tamanho A4, orientação “retrato”, fonte 12, Arial, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e esquerda de 3,0cm e direita e inferior de 2,0cm.

A primeira linha de cada parágrafo deve ter espaço de 1,25cm em relação à margem esquerda.

As citações com mais de 03 linhas devem ter recuo em 4,0cm, fonte 10, espaço entre linhas simples. Na editoração os textos receberão diagramação no padrão gráfico da Revista.

Tabelas, formulários, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos e referenciados conforme as regras da ABNT.

Os artigos deverão ter o mínimo de 20 e o máximo de 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão.

Todos os textos devem ser postados corrigidos. A Revista de Contabilidade Dom Alberto se reserva o direito de efetuar nos textos originalmente enviados alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical para manter o padrão culto da língua sem, entretanto, interferir no estilo dos autores.

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS EM ARTIGOS

As imagens utilizadas nos artigos deverão ser inseridas no corpo do texto e também submetidas individualmente como “Documentos Suplementares” no processo de submissão.

O formato para submissão como documento suplementar deverá ser “.jpeg” e a imagem deverá ter alta resolução. Além da imagem, o autor deverá enviar por meio dos “Documentos Suplementares” a autorização de uso daquela.

No caso de imagens sem a resolução exigida, o autor será notificado para fornecer nova imagem em 05 dias úteis. Se a nova imagem não for fornecida e a ausência desta prejudicar o conteúdo do texto, o artigo será rejeitado pelo Conselho Editorial e/ou pela Equipe Editorial.

Caso a autorização de uso não seja enviada por meio dos documentos suplementares, o autor será notificado para fornecer a autorização em 05 dias úteis. Se a autorização não for fornecida e a ausência da imagem prejudicar o conteúdo do texto, o artigo será rejeitado pelo Conselho Editorial e/ou pela Equipe Editorial.

UTILIZAÇÃO DE GRÁFICOS EM ARTIGOS

Gráficos inseridos no corpo dos textos devem ser exclusivamente nas cores preto e branco. Caso o gráfico não seja elaborado pelo autor, o autor deverá encaminhar por meio dos "Documento suplementares" na submissão a autorização de uso.

EXIGÊNCIAS PARA OS ARTIGOS:

a. Autor:

O autor deverá possuir a titulação mínima de MESTRE.

b. Coautoria:

O artigo poderá ter no máximo um coautor, devendo ter a titulação mínima de Técnico.

c. Título:

O título deverá conter no máximo 10 palavras e ser apresentado em português/inglês. Para artigos em espanhol, o título deverá ser apresentado em espanhol/inglês. Não serão aceitas “traduções automáticas” da web. Caso seja constatada a inexatidão da tradução, o texto será devolvido ao autor para correção em 03 dias úteis, sob pena de rejeição. Formatação de títulos e subtítulos deverá seguir o padrão abaixo:

TÍTULO DO ARTIGO (CENTRALIZADO, CAIXA ALTA, NEGRITO)

TÍTULO EM INGLÊS (CENTRALIZADO, CAIXA ALTA, ITÁLICO, NEGRITO)

1 SEÇÃO PRIMÁRIA (ALINHADA À ESQUERDA, CAIXA ALTA, NEGRITO)

1.1 Seção secundária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, negrito)

1.1.1 Seção terciária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, itálico)

1.1.1.1 Seção quaternária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, itálico, negrito)

1.1.1.1.1 Seção quinária (alinhada à esquerda, caixa baixa, sem negrito, sem itálico)

d. Resumo:

Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngue (português/inglês ou espanhol/inglês), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão:

a) o tema do trabalho

b) os objetivos

c) a metodologia utilizada

d) as conclusões.

Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 200 e 300 palavras.

Não serão aceitas “traduções automáticas” da web. Caso seja constatada a inexatidão da tradução, o texto será devolvido ao autor para correção em 05 dias úteis, sob pena de rejeição.

e. Palavras-chave:

Em número de 05 palavras e separadas por ponto e vírgula, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema.

As palavras-chave devem ser apresentadas em português/inglês. Para os textos em espanhol, as palavras-chave devem ser apresentadas em espanhol/inglês. Não serão aceitas “traduções automáticas” da web. Caso seja constatada a inexatidão da tradução, o texto será devolvido ao autor para correção em 05 dias úteis, sob pena de rejeição.

Estrutura dos artigos:

Os artigos devem respeitar a seguinte sequência:

a) Título;

b) Título traduzido para inglês;

c) Resumo;

d) Palavras-chave;

e) Abstract;

f) Keywords;

g) Introdução;

h) Texto com subtítulos e notas de rodapé;

i) Conclusão; e

j) Referências.

f. Observações:

Não utilizar tradução automática da Web para título, resumo e palavras-chave. Caso seja constatada a inexatidão da tradução, o texto será devolvido ao autor para correção em 05 dias úteis, sob pena de rejeição.

Não numerar a introdução, a conclusão e as referências. Os demais títulos devem utilizar numeração sequencial em algarismos indo-arábicos. As notas de rodapé servem apenas para notas explicativas sucintas e não se destinam à apresentação de referências.

As notas de rodapé devem utilizar numeração sequencial em algarismos indo-arábicos.

Todas as referências no corpo do texto devem adotar o sistema autor-data da ABNT. Ex.: (ROCHA, 2016, p. 17).

g. Referências:

As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, no final do artigo e seguir as normas da ABNT.

DIREITO DE RECURSO DAS DECISÕES EDITORIAIS

Aos autores fica assegurado o direito de recurso de todas as decisões editoriais. O recurso deverá ser enviado para o e-mail geral (revista@domalberto.edu.br) com a identificação completa do artigo (número da submissão e título completo) e dos autores, fundamentação recursal e demais documentos pertinentes. A decisão do recurso será encaminhada ao recorrente em até 15 (quinze) dias úteis.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.