Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word de até 2 Mb.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Declaro conhecer as normas da Revista do Direito Dom Alberto, que os trabalhos em coautoria representam efetiva participação dos autores na sua produção e que a simples orientação de trabalho realizada por docente não garante e representa a coautoria do texto.
  • ConfiguraçõesConfiguraçõesO(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do(s) seu(s) email(s) no(s) minicurrículo(s) da versão final do artigo aceito.
  • O Resumo tem entre 200 e 300 palavras; os títulos e palavras-chave foram traduzidos para o inglês; as palavras-chave estão de acordo com o catálogo de vocabulário controlado (tesauro). Declaro também que não houve utilização de aplicativos de tradução online (Por ex. Google Tradutor).
  • O texto está em espaço 1,5 e usa uma fonte de 12 pontos com; referências conforme NBR 10520 ABNT; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

Diretrizes para Autores

Regras de Formatação

  • Os títulos das seções e subseções devem ser alinhados a esquerda, obedecendo à numeração progressiva em algarismo arábico, separando-se a numeração do título da seção ou subseção apenas por um espaço.
  • Os títulos das seções no tamanho da fonte 12, em maiúsculo e em negrito.
  • Para a configuração da página: formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, cabeçalho e rodapé de 1,25 cm.
  • Use a fonte Arial, cor preta, tamanho 12, para o texto com espaçamento de 1,5 cm entre linhas, e tamanho 10 com espaçamento simples entre linhas para citação direta longa, notas de rodapé, legendas, fontes das ilustrações.
  • Use os parágrafos com recuo de 1,25 cm e sem espaçamento entre eles.
  • Use os títulos das subseções no tamanho da fonte 12, com apenas a primeira letra em maiúsculo e em negrito.
  • Use, entre os títulos das seções e subseções e o texto, espaço de linha em branco de 1,5cm; e, entre o texto e o título seguinte, o espaço de 1,5cm.

 

Extensão do artigo

 

O artigo deve ser inédito no Brasil, com coautoria limitada a três autores, possuir preferencialmente de 15 a 30 páginas (incluindo as referências), e estar em formato .doc (Microsoft Word), sem indicação de autoria. 

A Revista recebe artigos redigidos em português, espanhol, inglês, italiano, francês e alemão.

A critério da Comissão Editorial e considerando a justificativa apresentada pelos autores, eventuais trabalhos em coautoria superior a três autores poderão ser excepcionalmente admitidos e excepcionalmente poderão ser aceitos trabalhos que ultrapassem o número mínimo e máximo de folhas.

Todos os materiais apresentados à Revista da Faculdade Dom Alberto devem ser enviados eletronicamente pelo item de submissão online.

O cumprimento das normas de publicação é de responsabilidade do autor. Artigos que não estiverem completamente em acordo com as normas da Revista serão rejeitados sumariamente.

 

Estrutura

  1. A estrutura do artigo é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, conforme NBR 6022, de 2018.
  2. São elementos pré-textuais exigidos por esta Revista: título no idioma do texto; título em outro idioma; resumo e palavras-chave no idioma do texto; resumo e palavras-chave em outro idioma.
  3. O título do artigo e o subtítulo (se houver) no idioma do documento devem figurar na página de abertura do artigo, separados por dois pontos, em tamanho 12, em letras maiúsculas e em negrito.
  4. O título em outro idioma (e subtítulo se houver) devem seguir a mesma formatação do item anterior, podendo ser em português, espanhol, inglês, francês, italiano ou alemão, inserido logo após o título no idioma do texto.
  5. O resumo no idioma do texto, em parágrafo único e com o máximo de 300 palavras, deve conter o campo de estudo, método, objetivo, resultado e conclusões, com a palavra “Resumo:” em negrito, somente com a primeira letra maiúscula separada do texto por dois pontos.
  6. As palavras-chave no idioma do texto devem figurar logo abaixo do resumo, separadas por um espaço de 1,5 cm, antecedidas da expressão “Palavras-chave:” em negrito, somente com a primeira letra maiúscula. As palavras-chave são separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
  7. Deve apresentar resumo e as palavras-chave em idioma diverso daquele utilizado no texto, podendo ser em português, espanhol inglês, francês, italiano ou alemão, devem seguir as mesmas regras de formatação acima indicadas.
  8. Os elementos textuais constituem-se de introdução, desenvolvimento e conclusão. A nomenclatura dos títulos das seções e subseções do desenvolvimento fica a critério do autor.
  9. As referências efetivamente utilizadas devem aparecer ao final do texto em ordem alfabética, conforme regras estabelecidas pela NBR 6023, de 2018.

 

Regras gerais sobre citações e referências

 

  1. A Revista da Faculdade Dom Alberto adota o modelo autor/data para o sistema de chamada no corpo do texto.
  2. É admitido o uso de notas de rodapé apenas na modalidade explicativa e com parcimônia.
  3. A citação direta curta, de até três linhas, é inserida na sequência do texto entre aspas duplas e sem quaisquer outros destaques.
  4. A citação direta longa, mais de três linhas, é apresentada com recuo de 4 cm da margem esquerda, tamanho da fonte 10, espaçamento entre linhas simples, sem aspas e quaisquer outros destaques.
  5. As referências devem ser elaboradas em espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda, separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
  6. Adota-se a utilização do negrito para o destaque do elemento título nas referências.

É responsabilidade exclusiva do autor correspondente indicar corretamente a titulação e o vínculo de todos os autores com suas instituições, bem como a adequação do manuscrito com as regras formais da Revista e correção rigorosa do texto na língua formal do idioma escolhido.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Ética

Este periódico tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico: autores, editor, pareceristas e a Editoria de Periódicos Científicos. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

Declaração de Direito Autoral

A inscrição de algum trabalho implica a cessão de direitos autorais à Revista, comprometendo-se o autor a não enviar o artigo para outro veículo antes da data prevista para publicação.

Fluxo contínuo

Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

 

Utilização de imagens em artigos

As imagens utilizadas nos artigos deverão ser inseridas no corpo do texto e também submetidas individualmente como “Documentos Suplementares” no processo de submissão.

O formato para submissão como documento suplementar deverá ser “.jpeg” e a imagem deverá ter alta resolução. Além da imagem, o autor deverá enviar por meio dos “Documentos Suplementares” a autorização de uso daquela.

No caso de imagens sem a resolução exigida, o autor será notificado para fornecer nova imagem em 05 dias úteis. Se a nova imagem não for fornecida e a ausência desta prejudicar o conteúdo do texto, o artigo será rejeitado pelo Conselho Editorial e/ou pela Equipe Editorial.

Caso a autorização de uso não seja enviada por meio dos documentos suplementares, o autor será notificado para fornecer a autorização em 05 dias úteis. Se a autorização não for fornecida e a ausência da imagem prejudicar o conteúdo do texto, o artigo será rejeitado pelo Conselho Editorial e/ou pela Equipe Editorial.

 

Utilização de gráficos em artigos

Gráficos inseridos no corpo dos textos devem ser exclusivamente nas cores preto e branco. Caso o gráfico não seja elaborado pelo autor, o autor deverá encaminhar por meio dos "Documento suplementares" na submissão a autorização de uso.

 

Periodicidade

A Revista de Saúde da Faculdade Dom Alberto tem periodicidade semestral. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO, CESSÃO DE DIREITOS DE AUTOR E LICENÇA DE DISTRIBUIÇÃO.

 

1.Objeto:

1.1 O presente termo compreende a cessão de direitos de autor, autorização de publicação e licença de distribuição de obra ou trabalho acadêmico.

1.2 A partir do presente, o autor ou detentor dos direitos de autor:

1.2.1 Concede à Faculdade Dom Alberto o direito exclusivo de reproduzir, converter (como definido abaixo), comunicar e/ou distribuir o documento entregue (incluindo o resumo/abstract), cujo trabalho acadêmico está acima identificado, em formato digital, impresso e em qualquer meio necessário;

1.2.2 Declara que o documento acima identificado e entregue é seu trabalho original, e que detém o direito de conceder os direitos contidos nesta licença; declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade;

1.2.3 Se o documento entregue contém material do qual não detém os direitos de autor, declara que obteve autorização do detentor dos direitos de autor para conceder à Faculdade Dom Alberto os direitos requeridos por esta licença, apresentando em anexo essa autorização, e que esse material, cujos direitos são de terceiros ou em co participação, está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento entregue, com a indicação formal de todo e qualquer autor da obra;

1.2.4 Declara que, em caso de plágio ou uso inadequado ou irregular de obra ou trecho de obra, assume integral e exclusiva responsabilidade, civil, penal ou administrativa;

1.2.5 Declara que o trabalho acadêmico respeita a legislação em vigor, bem como respeita aspectos morais e éticos, responsabilizando-se, de modo exclusivo, pelo teor de manifestações pessoais;

1.3 Caso o trabalho tem suporte financeiro, ou integra projeto, de outra instituição ou de órgão de fomento à pesquisa, declara expressamente ter atendido todos os requisitos necessários, viabilizando a assinatura do presente.

1.4 O Centro de Ensino Dom Alberto fará a identificação do nome do autor ou detentor dos direitos relativos ao trabalho, e não fará qualquer alteração para além das permitidas neste.

1.5 Na qualidade de titular dos direitos de autor do conteúdo supracitado, autorizo a Biblioteca do Centro de Ensino Dom Alberto a disponibilizar a obra, para livre acesso, no Repositório Institucional PHL, bem como nos Anais do Seminário, ou outras plataformas de publicação ou disponibilização de trabalhos, sob as seguintes condições:

1.6 A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.