Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Saúde Dom Alberto, com periodicidade de publicação semestral, é uma iniciativa da Coordenação de Pós-Graduação e Publicação da Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul/RS. É uma revista acadêmico-científica em formato on line que visa a divulgar produções científicas da área do conhecimento das Ciências da Saúde(Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física) e áreas afins.
O seu principal objetivo é publicar artigos inéditos em língua portuguesa sobre temas que contribuam para a ampliação das reflexões sobre saúde, qualidade de vida, nutrição, medicina, políticas públicas da saúde, bem-estar, alimentação, dentre outros temas afins, pois o periódico se destina a profissionais de diversas áreas que atuam ou desejam atuar na área de saúde. A revista também publica resenhas críticas de obras recentes que contemplem temáticas das áreas indicadas. Os trabalhos, que podem ser artigos ou resenhas críticas, são recebidos pela Comissão Editorial, através do e-mail revista.saude@domalberto.edu.br, a qual os submeterá ao juízo do Conselho Editorial. Em seguida, os artigos e resenhas que se encontrarem nas normas técnicas da Revista, serão encaminhados, sem identificação, a dois pareceristas externos. Em caso de discrepância nos pareceres, o artigo será encaminhado para um terceiro avaliador. O nome dos pareceristas será mantido em sigilo. Os avaliadores são professores e pesquisadores doutores vinculados a área temática do artigo.Cada edição da revista está relacionada a temáticas específicas, conforme descrição das chamadas para publicação.

Políticas de Seção

A Revista de Saúde Dom Alberto publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas científicas em andamento ou concluídas que atendam o foco e escopo da revista, bem como a chamada para publicação de cada edição do periódico e que estejam organizados segundo as normas da revista. Além disso, possibilita que resenhas críticas adequadas às normas da revista sejam publicadas. É aberta à colaboração de pesquisadores, professores doutores, doutorandos, mestres e mestrandos de instituições de ensino superior e centros de pesquisa do Brasil e do Exterior, além de especialistas e pessoas de notório saber sobre o tema em pauta.

Processo de Avaliação

Os artigos submetidos à Revista de Saúde Dom Alberto devem estar de acordo com o tema proposto na Chamada para Publicação e serão analisados pelo sistema double blind review, garantindo se, portanto, o anonimato de autores e pareceristas durante todo o processo de avaliação. A publicação dos trabalhos está condicionada, primeiramente, a pareceres do editor e do Conselho Editorial, verificando se o texto tem relação com o foco da publicação e se segue as normas da revista, podendo aceitá-los, recusá-los ou sugerir alterações. A seguir, o artigo é encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores do corpo editorial científico ou avaliadores Ad hoc. Ao final do processo de avaliação, o artigo é reencaminhado aos autores para que, caso necessário, sejam realizadas as alterações e correções solicitadas pelos avaliadores do corpo editorial científico ou avaliadores Ad hoc.
Assim, os artigos submetidos pelo site da Revista passarão por duas fases de avaliação: a primeira fase será realizada pela Equipe Editorial e se destina à verificação do cumprimento das Diretrizes para Autores disponíveis no site da Revista; em caso de aprovação na primeira fase, o artigo será encaminhado para a avaliação cega por pares, sendo essa avaliação a segunda fase.
Na segunda fase – avaliação cega por pares – o artigo poderá ser aprovado, aprovado com correções obrigatórias ou rejeitado.
Em todos os casos a decisão editorial e as avaliações serão enviadas por email ao autor – em caso de coautoria, ao coautor que se cadastrou na submissão como contato principal. No caso de aprovação com correções obrigatórias, o autor terá 5 dias úteis para enviar pelo sistema da Revista a versão corrigida do artigo, que passará por conferência da Equipe Editorial.

Periodicidade

A periodicidade de publicação da Revista de Saúde Dom Alberto é semestral.

Política de acesso livre

Esta revista, disponibilizada apenas no formato on line, oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista também está disponível para consulta Base de Dados Dom Alberto (PHL), bem como se encontra disponível no próprio site da revista.

Detecção de plágio


Todos os artigos submetidos à Revista serão previamente analisados pelo detector de plágio pelo programa PLAGIUS. Os artigos reprovados pelo detector serão minunciosamente analisados pela Equipe Editorial e, quando for o caso, a Equipe solicitará informações adicionais ao autor. Caso o plágio seja confirmado pela Equipe Editorial da Revista, o artigo será sumariamente rejeitado.