Método da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na área da saúde

uma revisão de literatura

Autores

  • Catia Luciane Carvalho
  • Marcello Ávila Mascarenhas

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Problematização, Metodologia

Resumo

Este trabalho nos leva a uma reflexão daforma como a Aprendizagem baseada em problemas teve a sua inserção nos cursos, primeiro da área da saúde e hoje, nos demais cursos das instituições de ensino superior.A avaliação da metodologia é um processo contínuo. O objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão de literatura dos artigos publicados na Medline (via Pubmed) eScielo que fizeram referência aos impactos e desafios da implantação e da avaliação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Procurou-se selecionar estudos que atendessem os critérios para inclusão, com recorte temporal de 1998 a 2014, bem como pesquisa bibliográfica, com data deste mesmo recorte. Este artigo de revisão mostrou as potencialidades e aplicabilidades dos estudos da metodologia baseada em problemas e o que ainda se tem por fazer, sendo necessário aperfeiçoar os estudos, principalmente, acerca da avaliação do método. Com a pesquisa realizada e interpretação destes dados, sugere-se uma padronização do método, independente da área da educação.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Carvalho, C. L. ., & Mascarenhas, M. Ávila. (2014). Método da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na área da saúde: uma revisão de literatura. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 1(3), 45–54. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/index.php/revistadesaudedomalberto/article/view/176