Necessidades e expectativas vivenciadas no serviço de atendimento móvel de urgência – SAMU – suporte básico

  • Indiara Foljarini de Freitas
Palavras-chave: Serviços de Urgência e Emergência, Enfermagem, SAMU, Equipe

Resumo

Enfermagem em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um tema atualmente pouco discutido no Brasil. Assim torna-se relevante observar os profissionais do cuidado, sobre a deficiência de dirigir um cuidado certo a politraumatizado/clínico grave, por ser um ato que influencia no prognóstico futuro, já que Emergência pré-hospitalar refere-se a cuidados com pacientes em situações graves em cenários diversos, que necessitam de assistência imediata por apresentarem risco de morte. O relato de experiência tem por finalidade conhecer a atuação da Enfermagem neste campo e contribuir para a melhoria do planejamento e estruturação dos serviços de enfermagem nesta unidade. Os objetivos são identificar as reais necessidades dos profissionais de enfermagem no âmbito do atendimento préhospitalar em uma unidade de suporte básico, localizada na região do Vale do Rio Pardo; discriminar, junto à unidade, se são articulados os cuidados sistematizados no atendimento às vítimas de trauma/clínico; investigar se ocorre capacitação técnica específica dos profissionais que atuam na prestação de cuidados nesta área de atuação, efetivando mudanças em suas práticas diárias e determinar se a referida unidade dispõe de consideráveis recursos materiais para o desempenho das atividades técnicas neste serviço. Os dados foram observados no local de atuação dos profissionais da Instituição referida, onde a autora atua.

Biografia do Autor

Indiara Foljarini de Freitas

Enfermeira especialista em Gerenciamento e Auditoria em Enfermagem, e Especialista em Urgência e Emergência, Docente do Curso Técnico em Enfermagem da Faculdade Dom Alberto.

Publicado
2013-07-01
Como Citar
Freitas, I. F. de. (2013). Necessidades e expectativas vivenciadas no serviço de atendimento móvel de urgência – SAMU – suporte básico. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 2(1). Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/163

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##