Resumo
A Política Nacional de Humanização e a Política Nacional de Atenção às Urgências,
em conjunto com a Rede de Atenção às Urgências, vêm para organizar e direcionar
os atendimentos nos serviços de urgência e emergência, qualificar a assistência ao
paciente e assegurar seus direitos com base nas diretrizes do SUS, considerando
as particularidades desses serviços. Os objetivos desse estudo são identificar os
desafios do enfermeiro para humanização da assistência nos serviços de urgência
e emergência; descrever as fragilidades e potencialidades do atendimento; e
destacar as estratégias utilizadas por enfermeiros para o fortalecimento da
humanização da assistência ao paciente na urgência e emergência. Trata-se de uma
revisão integrativa de literatura com busca nas bases de dados BVS, LILACS,
BDENF. Foram encontrados 7 artigos que deram origem a 3 categorias temáticas:
Desafios do enfermeiro para a humanização da assistência ao paciente nos serviços
de urgência e emergência, Potencialidades do atendimento humanizado nos
serviços de urgência emergência, e Estratégias utilizadas por enfermeiros para o
fortalecimento da humanização da assistência ao paciente na urgência e
emergência. Os enfermeiros têm ciência do ato humanizado, têm conhecimento
sobre o que cuidado humanizado, porém, revelam ter ouvido pouco sobre o assunto
e não ter recebido capacitações, considerando ser difícil ter este cuidado devido a
demanda de trabalho, apesar de conhecerem os benefícios; destaca - se
ferramentas como o acolhimento com classificação de risco como importante
ferramenta de fortalecimento para a humanização, além de treinamentos e educação
permanente. Concluímos que o enfermeiro capacitado tem visão ampla de sua
unidade, conseguindo distribuir o fluxo de sua demanda, através do acolhimento
efetivo, reduzindo a sobrecarga da equipe.