O USO INCORRETO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E O RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR PATÓGENOS: REVISÃO INTEGRATIVA

  • Marcia Maria Paz
  • Cinthia Maria Schöler
Palavras-chave: estudantes de enfermagem, equipamentos de proteção individual, equipamento de proteção pessoal, transmissão de doenças infecciosas, contágio,transmissão, transmissão horizontal de doença, transmissão horizontal de doença infecciosa, transmissão horizontal de infecção, transmissão horizontal de patógeno, contenção de riscos biológicos, riscos ocupacionais, acidentes de trabalho, medidas de segurança.

Resumo

Objetivo: identificar como o uso inadequado dos equipamentos de proteção individual
pode gerar acidentes ocasionando contaminação nos estudantes de enfermagem.
Métodos: Revisão integrativa da literatura, com consulta nas bases de dados SciELO,
BVS, BDENF, utilizando os descritores alunos de enfermagem AND contágio,
equipamentos de proteção individual AND estudantes de enfermagem, estudantes de
enfermagem AND contágio, estudantes de enfermagem AND contagio AND
equipamentos de proteção individual, acidente de trabalho AND alunos de
enfermagem, acidentes de trabalho AND alunos de enfermagem AND equipamentos
de proteção individual. Estudos foram realizados para que esta questão de
contaminação por acadêmicos possa ser sanada. Conclusão: os acidentes de
trabalho são provenientes do descuido ou falta de atenção dos acadêmicos de
enfermagem. A falta de cuidado e a inexperiência dos estudantes fazem com que os
acidentes aconteçam, principalmente aqueles relacionados aos materiais
perfurocortantes ou materiais biológicos, que podem ser minimizados pelo uso correto
dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Publicado
2022-08-08
Como Citar
Marcia Maria Paz, & Cinthia Maria Schöler. (2022). O USO INCORRETO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E O RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR PATÓGENOS: REVISÃO INTEGRATIVA . REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 9(1), 65-85. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/766