IMPLANTANDO GRUPOS DE MEDITAÇÃO MINDFULNESS PARA O CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Resumo
O presente artigo é um relato de experiência, que tem por objetivo descrever o
processo de implantação de grupos de meditação baseada na mindfulness como
estratégia preventiva e terapêutica e prática integrativa e complementar (PICS), para
o aprimoramento das ações em saúde conduzidas na atenção básica, em uma cidade
do interior do Rio Grande do Norte, delineando-se um programa de oito semanas de
meditação, sob uma perspectiva multi-interdisciplinar e comunitária, ocorrendo em
encontros fixos semanais para o exercício da técnica e realização de educação em
saúde, considerando-se temáticas em saúde mental, nutrição (fitoterapia) e
fisioterapia (relaxamento corporal), em cujo processo participaram sessenta usuários,
entre eles profissionais da saúde, com média participativa de dezenove indivíduos por
semana, caracterizado por expressiva participação popular e adesão constante. Tal
conquista, não obstante, permitiu ao programa extender-se por mais dezenove
encontros até o período de elaboração deste artigo, contabilizando, por fim, cento e
quatorze sujeitos ao todo, cuja experiência mostrou-se ser estratégia terapêutica
alternativa de validade significativa no cuidado coletivo e complementar em saúde
mental e para a educação em saúde, haja vista, dentre outras coisas, o pronunciado
engajamento popular de média semanal estável observada. Faz-se necessário, no
entanto, aprofundar os estudos quanto dos efeitos específicos da meditação para essa
modalidade assistencial, levando-se em conta o protocolo utilizado para sua futura
revisão e aprimoramento, se necessário.