Como enfrentar a deficiência mental na educação inclusiva?

  • Marga Jolantha Rossa
Palavras-chave: Deficiência Mental, Educação Inclusiva, Escola, Professores

Resumo

O presente artigo se propõe a pensar algumas dificuldades no processo ensino/aprendizagem dos alunos com deficiência mental na inclusão escolar. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica no período de abril a junho de 2012, quando foram consultadas as bases de dados (Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, Bireme) e referências primárias que discorrem sobre o tema. Partiu-se do pressuposto de que os professores ainda carecem de informações sobre a Deficiência Mental. Faz-se necessário refletir sobre a necessária transformação do sistema escolar, objetivando atender às necessidades e interesses desses alunos, garantindo que tenham acesso a espaços comuns e processos educacionais inclusivos que valorizem os alunos com Deficiência Mental. Desejamos que este artigo suscite a reflexão sobre o tema e incentive professores a repensarem suas práticas contribuindo para avanços na educação inclusiva.

Biografia do Autor

Marga Jolantha Rossa

Psicóloga, Especialista em Orientação Educacional e Gestão de Pessoas, Mestrado em Educação. E-mail:
mjrossa@hotmail.com.

Publicado
2013-12-30
Como Citar
Rossa, M. J. (2013). Como enfrentar a deficiência mental na educação inclusiva?. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 1(2), 66-78. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/182