Integração ensino-serviço

a experiência do PET na ESF pedreira de Santa Cruz do Sul

  • Ana Júlia Reis
  • Manuela Filter Allgayer
  • Carina Martins Acosta
  • Daniela Teixeira Borges
Palavras-chave: Ensino, Comunicação Interdisciplinar, Saúde pública

Resumo

As mudanças na formação em saúde de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) vêm construindo novas estratégias de se pensar e fazer saúde, atrelados a integração ensino-serviço, desvinculando-se dos modelos de empirismo impostos nos protótipos de antigamente. Este estudo parte do pressuposto de relatar ações vinculadas ao projeto ministerial Pró-PET/Saúde no município de Santa Cruz do Sul em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), avaliando suas ações, melhorias adquiridas através do mesmo no âmbito do sistema municipal de saúde e dificuldades encontradas na integração entre gestores, profissionais e estudantes.

Biografia do Autor

Ana Júlia Reis

Acadêmica do Curso de Farmácia. Bolsista Pró-PET Redes de Atenção. Universidade de Santa Cruz do Sul
(UNISC). E-mail: anajulia_reis@hotmail.com.

Manuela Filter Allgayer

Acadêmica do Curso de Enfermagem. Bolsista Pró-PET Redes de Atenção. Universidade de Santa Cruz do Sul
(UNISC). E-mail: manuelaallgayer@hotmail.com.

Carina Martins Acosta

Enfermeira. Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Docente Faculdade Dom Alberto. Preceptora Pró-PET
Redes de Atenção. E-mail: enfcarinacorrea@yahoo.com.br.

Daniela Teixeira Borges

Médica. Médica da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Docente Universidade de Santa Cruz do Sul
(UNISC). Tutora PET-Vigilância UNISC. E-mail: med.dani@hotmail.com.

Publicado
2013-12-30
Como Citar
Reis, A. J., Allgayer, M. F., Acosta, C. M., & Borges, D. T. (2013). Integração ensino-serviço. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 1(2), 11-20. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/178