Assédio moral e sua dimensão como prática educativa aos trabalhadores de enfermagem

  • Carolina Vivian da Cunha
Palavras-chave: Assédio moral, trabalhadores de enfermagem, violência, práticas educativas

Resumo

Atrelada a minha experiência profissional na área da saúde, este estudo tem por objetivos: Realizar um exercício de reflexão sobre o assédio moral como prática de violência com profissionais da área da saúde; Caracterizar que práticas são consideradas assédio moral; Entender se há práticas educativas dentro das instituições que explorem este tema e como elas ocorrem e relacionar o assédio moral com as características hierárquicas, ou com relações de poder e violência. Como metodologia, pretendo realizar uma pesquisa bibliográfica e documental, análise com triangulação de dados, estes sendo revisão bibliográfica, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Esta entrevista será informal, com um questionário pré-estabelecido e os sujeitos envolvidos e as instituições pertencentes à região dos Vales do Taquari e Rio Pardo terão suas identidades preservadas, mantendo o anonimato dos mesmos.

Biografia do Autor

Carolina Vivian da Cunha

Mestra em Educação, Pós-Graduação em Gestão em Enfermagem, Enfermeira. Docente na Faculdade Dom Alberto – Graduação de Enfermagem.
E-mail: carolina.cunha@domalberto.edu.br.

Publicado
2018-12-30
Como Citar
Cunha, C. V. da. (2018). Assédio moral e sua dimensão como prática educativa aos trabalhadores de enfermagem. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 3(2), 1-11. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/146