Resumo
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma das principais ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação que o profissional de saúde precisa ou precisará lidar nas suas atividades diárias, seja no âmbito ambulatorial ou hospitalar. Assim o objetivo deste estudo foi analisar o prontuário eletrônico do paciente implantado em 2013 no Centro de Assistência à Saúde do Corpo de Bombeiros Militar no município de Maceió/AL e descrever propostas para uma nova versão que favoreça o registro, segurança e sigilo dos dados de saúde do paciente. Tratou-se de um estudo documental, exploratório, descritivo. Após a análise do PEP, foram descritos os dados contemplados, bem como construídas possíveis sugestões para ajustes em uma nova versão. Percebeu-se, contudo, que o PEP é um importante veículo de comunicação entre os profissionais de saúde e favorece a continuidade da assistência, bem como proporciona uma atenção integral aos pacientes. Para tanto, se constituí em um processo dinâmico passível de modificações e aperfeiçoamento que venham a ofertar maior segurança dos dados armazenados.