ENFERMEIRO COMO ATOR SOCIAL INCENTIVADOR DO ALEITAMENTO MATERNO

PERSPECTIVAS DE MULHERES GESTANTES ACERCA DO PAPEL DA AMAMENTAÇÃO

  • Adriano Kerles de Deus Monteiro
  • Bruno Gomes Pereira

Resumo

Esse artigo tem como objetivo identificar os métodos de incentivo do enfermeiro frente ao aleitamento materno exclusivo no município de São Sebastião - TO. No que se refere à Fundamentação Teórica, esse trabalho está alojado no campo das Ciências Humanas e Biológicas da Saúde em uma perspectiva interdisciplinar. Esta postura, por sua vez, colabora para um olhar mais complexo acerca do objeto investigado. Metodologicamente, tem-se uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvido na USF I do município de São Sebastião - TO, onde foram entrevistados 2 enfermeiros e 15 gestantes atendidas na mesma unidade básica de saúde. Os dados revelam que os profissionais enfermeiros se mostram comprometidos com o estímulo ao aleitamento materno exclusivo embora não realizem nenhuma atividade de grupo ou semelhante, palestras ou similar que venha a influenciar/estimular de forma mais precisa na prática da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. Enquanto as gestantes sempre orientadas quanto a alimentação da criança e os cuidados com as mamas.

Biografia do Autor

Adriano Kerles de Deus Monteiro

Graduado em Enfermagem pela Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC). Graduando em Medicina pela Universidad Maria Auxiliadora (UMAX) e mestrando em Ciências da Educação pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (FIAVEC). E-mail: adrianomonteiroreal@hotmail.com.

Bruno Gomes Pereira

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor de linguagem do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC/Araguaína). Pesquisador Institucional. E-mail: brunogomespereira_30@hotmail.com.

Publicado
2019-06-17
Como Citar
Monteiro, A. K. de D., & Pereira, B. G. (2019). ENFERMEIRO COMO ATOR SOCIAL INCENTIVADOR DO ALEITAMENTO MATERNO. REVISTA DE SAÚDE DOM ALBERTO, 4(1), 62-76. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadesaudedomalberto/article/view/138

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##