OS ENTRAVES DO MARKETING JURÍDICO PAUTADO NA ÉTICA NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA

  • Ana Paula de Abreu
  • Sâmia Caroline Souza Kist
Palavras-chave: Ética, Ética na advocacia, Marketing jurídico

Resumo

Este artigo científico tem o objetivo de analisar os limites éticos impostos pelo Código de
Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil e demais normas vinculadas ao
advogado para a prática do marketing jurídico. O estudo se inicia com uma breve
contextualização do marketing, publicidade e propaganda, onde se pretende elucidar a
aplicação destes conceitos dentro da área advocatícia através do marketing jurídico. Também,
para compreender sobre a moral e a ética, sendo que são consideradas como princípios
basilares do profissional de direito. Ainda, identificar as vedações, limitações, possibilidades
e flexibilizações ao marketing jurídico na advocacia trazidas pelos textos e diplomas
normativos pertinentes. O conteúdo abordado pautou-se pelo método dedutivo, utilizando-se
de pesquisas bibliográficas extraídas de livros e artigos de periódicos, em sua maioria
disponível na internet e em documentos tais como o texto constitucional e a legislação
infraconstitucional pertinente, com o intuito de responder ao seguinte questionamento: quais
os entraves do marketing jurídico pautado na ética no exercício da advocacia? Com isso, ficou
evidenciado que é possível o advogado traçar e aplicar estratégias de marketing no exercício
da profissão para divulgação de seu trabalho e consequentemente a captação de clientela,
desde que consiga conciliar com a ética

Publicado
2023-02-08
Como Citar
Ana Paula de Abreu, & Sâmia Caroline Souza Kist. (2023). OS ENTRAVES DO MARKETING JURÍDICO PAUTADO NA ÉTICA NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA. REVISTA DE DIREITO, 13(2), 18-39. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadedireitodomalberto/article/view/816