A educação ambiental como política pública para garantia do meio ambiente sustentável e sadio

  • Viviane Teixeira Dotto Coitinho
  • Taise Rabelo Dutra Trentin
Palavras-chave: Biodiversidade, Meio Ambiente, Sustentabilidade

Resumo

Diante das transformações sofridas pelo planeta Terra no século XXI e as constantes agressões, bem como pelo descaso do ser humano em adotar medidas de redução capazes de tornar o espaço em que hoje habita eficaz e sadio, percebe-se que a contínua exploração desenfreada acarretará a falta de condições para a existência humana viver. Assim, a alta velocidade com que se desenvolve o país no campo da tecnologia é contrária à garantia do mínimo existencial a todo tecido social, desencadeando, assim, o processo de destruição do meio ambiente ao invés de consagrá-lo como equilibrado. Desta forma, o presente trabalho busca analisar o princípio da dignidade da pessoa humana e a concretização da cidadania a partir do desenvolvimento do meio ambiente, sustentabilidade e biodiversidade como obstáculo às grandes alterações sofridas pelo meio ambiente a partir da ação do homem. A metodologia utilizada no trabalho foi mediante pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Viviane Teixeira Dotto Coitinho

Advogada. Mestre em Direito pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul e Especialista em Direito Processual Civil pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS). Professora na Fadisma – Faculdade de Direito de Santa Maria (RS) e Fapas- Faculdade Palotina de Santa Maria. E-mail: vividotto@bol.com.br.

Taise Rabelo Dutra Trentin

Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC, Pós-graduada em direito empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera – UNIDERP, Advogada e Professora do Curso de Pós-graduação de Direito de Família e Mediação na Faculdade Palotina de Santa Maria. Endereço eletrônico: taise@dutratrentin.adv.br.

Publicado
2013-01-01