Igualdade pelo processo: igualdade perante o direito mediante respeito aos precedentes

  • Rafael Sirangelo Belmonte de Abreu
Palavras-chave: Processo civil, Igualdade, Precedentes

Resumo

O trabalho tem por objetivo contribuir para uma renovada compreensão de uma das relações entre processo civil e igualdade, qual seja, a noção de igualdade pelo processo. Busca-se demonstrar a passagem da igualdade perante a lei (que pressupõe a segurança jurídica pela completude e univocidade da legislação) à igualdade perante o direito (que pressupõe a segurança jurídica pelo respeito ao precedente), para, a partir desse arcabouço teórico, construir bases fortes para a asseguração real da igualdade pelo processo judicial. Isso impõe que o processo seja dotado de técnicas processuais voltadas a conferir congruência, aceitação e unidade ao direito, mediante respeito aos precedentes.

Biografia do Autor

Rafael Sirangelo Belmonte de Abreu

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do curso de graduação em Direito da Faculdade Dom Alberto. Professor convidado do curso de pós-graduação lato sensu em Processo Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do curso de especialização em Processo Civil da IMED.

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Abreu, R. S. B. de. (2014). Igualdade pelo processo: igualdade perante o direito mediante respeito aos precedentes. REVISTA DE DIREITO, 4(1), 15-39. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadedireitodomalberto/article/view/479