FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA EM UMA EMPRESA COMERCIAL VAREJISTA

  • Mariane Ritter de Souza
  • Rosemary Gellati
Palavras-chave: Controles Internos, Métodos de custeio, Formação de preço de venda

Resumo

Controles InternosAtravés de um estudo de caso em uma empresa comercial varejista, o objetivo do estudo é aplicar um método de formação de preços, de modo que a metodologia contribua com a otimização do resultado organizacional. Formulou-se o preço de venda com base nos custos plenos, com o propósito de constituir um preço de venda capaz de cobrir todos os gastos organizacionais e proporcionar maior segurança ao gestor. Para tanto, foi necessário o levantamento dos custos e despesas incorridos no funcionamento da empresa, sendo que as despesas fixas foram alocadas à fórmula do preço de venda com base na proporção média em relação às vendas nos últimos seis meses. Em seguida, comparou-se o preço de venda formulado com os preços de vendas praticados pela empresa, evidenciando-se as diferenças entre os mesmos. A principal utilidade da metodologia formal de formulação e preços é o fato de proporcionar base mais segura para o gestor na tomada de decisão e na mensuração do resultado, caracterizando-se como um diferencial competitivo.

Biografia do Autor

Mariane Ritter de Souza

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA). E-mail: mariane.ritterr@gmail.com

Rosemary Gellati

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA). E-mail: merygelatti@hotmail.com

Publicado
2012-12-03
Como Citar
Souza, M. R. de, & Gellati, R. (2012). FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA EM UMA EMPRESA COMERCIAL VAREJISTA. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 1(2), 17-31. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/9