AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES

  • Eluiza Pauli
  • Lucas Péres Amorim
  • Zilton Bartolomeu Martins
Palavras-chave: Estratégias de Ensino, Ciências Contábeis, Discentes

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as estratégias de ensino utilizadas no curso de Ciências Contábeis na percepção dos discentes. O presente estudo possui uma abordagem quantitativa, sendo descritivo quanto aos objetivos e no que diz respeito aos procedimentos, é uma pesquisa de levantamento. A população da pesquisa foi de 177 estudantes matriculados no curso de Ciências Contábeis em 2017/2 de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina, resultando em uma amostra de 132 respondentes. Os dados foram tabulados por meio do software Microsoft Excel® e para a análise dos resultados, foram utilizadas as técnicas estatísticas descritiva e univariada, conforme as medidas de média, desvio-padrão e correlação, calculadas por meio do software IBM SPSS Statistics 22®. Como principais resultados, as estratégias de ensino mais utilizadas pelos docentes na percepção dos discentes são a aula expositiva, estudo de texto e estudo dirigido. Já as estratégias menos utilizadas são o júri simulado, painel e jogos de empresa. No que se refere às estratégias de ensino que mais contribuem na aprendizagem, foram apontados a aula expositiva, estudo de texto e estudo dirigido. O júri simulado, painel e simpósio foram as estratégias que menos contribuem na aprendizagem de acordo com os discentes.

Biografia do Autor

Eluiza Pauli

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), eluiza_pauli15@hotmail.com, Rua João Coan, 400, Universitário - Biguaçu – SC.CEP: 88.161-064

Lucas Péres Amorim

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), eres_avai@hotmail.com, Rua João Coan, 400, Universitário - Biguaçu – SC-CEP: 88.161-0

Zilton Bartolomeu Martins

Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), ziltonmartins@univali.br,Rua João Coan, 400, Universitário - Biguaçu – SC-CEP: 88.161-064

Publicado
2019-12-09
Como Citar
Pauli, E., Amorim, L. P., & Martins, Z. B. (2019). AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 8(16 (2019), 94-117. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/81