APLICABILIDADE DO TIME-DRIVEN ACTIVITY-BASED COSTING EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

  • Cristiano Schuch
  • Romina Batista de Lucena de Souza
  • Simone Leticia Raimundini
Palavras-chave: Instituição de ensino, Custeio Baseado em Atividades, Time-driven Activity-based Costing

Resumo

Este artigo analisou a aplicabilidade do Time-driven Activity-based Costing (TDABC) em uma instituição de ensino fundamental e médio localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro/RJ. O estudo proposto objetivou elaborar, através desta ferramenta de gestão, um instrumento de fácil aplicação e simplificado manuseio para apuração dos custos da empresa, para isto, foi construído o projeto-piloto em apenas um segmento da instituição, o de ensino infantil, que possuía as condições mais adequadas para o desenvolvimento inicial do projeto, justificando-se relevante, dada a necessidade da criação de uma metodologia de custeio eficaz na instituição, que permitisse uma melhor compreensão de seus reais custos, objetivando facilitar a tomada de decisão e servir de apoio para a construção de um modelo que contemple os demais segmentos da instituição escolar. Os resultados da pesquisa revelam que o TDABC aperfeiçoa o uso dos direcionadores de custos e que a sua aplicação pode ser viável em empresas menores, onde se faz necessário o uso de ferramentas mais simplificadas, práticas e dinâmicas, atendendo o modelo tais necessidades. Entre as limitações, podemos considerar que a sua aplicação em segmentos que possuam um número elevado de variações de atividades e o tempo para sua realização, o uso mostra-se dificultado.

Biografia do Autor

Cristiano Schuch

Bacharel em Ciências Contábeis (UFRGS). E-mail: c.schuch@gmail.com

Romina Batista de Lucena de Souza

Doutora em Economia do Desenvolvimento (UFRGS), Mestre em Economia (UFRGS) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFRR); Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (UFRGS); E-mail: rominabls@gmail.com

Simone Leticia Raimundini

Doutoranda em Administração (UFRGS), Mestre em Administração (UEM) e Bacharel em Ciências Contábeis (UEM); Professora do Departamento de Ciências Contábeis (UEM); E-mail: slraimundini@uem.br

Publicado
2012-12-03
Como Citar
Schuch, C., Souza, R. B. de L. de, & Raimundini, S. L. (2012). APLICABILIDADE DO TIME-DRIVEN ACTIVITY-BASED COSTING EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 1(2), 1-16. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/8