APLICABILIDADE DO TIME-DRIVEN ACTIVITY-BASED COSTING EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Resumo
Este artigo analisou a aplicabilidade do Time-driven Activity-based Costing (TDABC) em uma instituição de ensino fundamental e médio localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro/RJ. O estudo proposto objetivou elaborar, através desta ferramenta de gestão, um instrumento de fácil aplicação e simplificado manuseio para apuração dos custos da empresa, para isto, foi construído o projeto-piloto em apenas um segmento da instituição, o de ensino infantil, que possuía as condições mais adequadas para o desenvolvimento inicial do projeto, justificando-se relevante, dada a necessidade da criação de uma metodologia de custeio eficaz na instituição, que permitisse uma melhor compreensão de seus reais custos, objetivando facilitar a tomada de decisão e servir de apoio para a construção de um modelo que contemple os demais segmentos da instituição escolar. Os resultados da pesquisa revelam que o TDABC aperfeiçoa o uso dos direcionadores de custos e que a sua aplicação pode ser viável em empresas menores, onde se faz necessário o uso de ferramentas mais simplificadas, práticas e dinâmicas, atendendo o modelo tais necessidades. Entre as limitações, podemos considerar que a sua aplicação em segmentos que possuam um número elevado de variações de atividades e o tempo para sua realização, o uso mostra-se dificultado.