ANÁLISE DA CARTEIRA DE CLIENTES JURÍDICOS DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA PRIVADA
Resumo
A canalização de recursos empresariais para as áreas sociais interna e externa vem se concretizando através de considerando a estreita relação entre a compreensão do funcionamento da mente humana na aquisição de bens de consumo e serviços, o comportamento do consumidor tem sido alvo de diversos estudos. Se tratando do segmento bancário, torna-se um quanto mais complexo ainda, pois, passa a se pautar pelas características intrínsecas dos produtos e serviços financeiros (Macinnis & Folkes, 2010; Las Casas, 2010). A partir das reflexões supracitadas, emerge a seguinte questão central de pesquisa: Qual o perfil das empresas pessoas jurídicas que compõem a carteira de clientes de uma agência bancária privada que atua em Passo Fundo/RS? Quanto a natureza dos dados, optou-se por uma pesquisa de cunho quantitativo e a estratégia de pesquisa foi o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado em 61 empresas, selecionadas por meio de uma amostragem aleatória por acessibilidade. Para análise dos dados utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences. Nos resultados encontrados, os clientes jurídicos revelaram aspectos negativos em relação aos produtos e serviços prestados pelo banco, os quais podem serem utilizados para aprimorar a oferta no mercado financeiro da instituição e buscar uma maior competitividade no atual cenário econômico em que o Brasil se encontra