ANÁLISE DA CARTEIRA DE CLIENTES JURÍDICOS DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA PRIVADA

  • Ana Júlia Moreira Rebolho
  • Adriano José da Silva
  • Paula Regina dos Santos
Palavras-chave: Clientes Jurídicos, Comportamento do Consumidor, Banco Privado

Resumo

A canalização de recursos empresariais para as áreas sociais interna e externa vem se concretizando através de considerando a estreita relação entre a compreensão do funcionamento da mente humana na aquisição de bens de consumo e serviços, o comportamento do consumidor tem sido alvo de diversos estudos. Se tratando do segmento bancário, torna-se um quanto mais complexo ainda, pois, passa a se pautar pelas características intrínsecas dos produtos e serviços financeiros (Macinnis & Folkes, 2010; Las Casas, 2010). A partir das reflexões supracitadas, emerge a seguinte questão central de pesquisa: Qual o perfil das empresas pessoas jurídicas que compõem a carteira de clientes de uma agência bancária privada que atua em Passo Fundo/RS? Quanto a natureza dos dados, optou-se por uma pesquisa de cunho quantitativo e a estratégia de pesquisa foi o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado em 61 empresas, selecionadas por meio de uma amostragem aleatória por acessibilidade. Para análise dos dados utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences. Nos resultados encontrados, os clientes jurídicos revelaram aspectos negativos em relação aos produtos e serviços prestados pelo banco, os quais podem serem utilizados para aprimorar a oferta no mercado financeiro da instituição e buscar uma maior competitividade no atual cenário econômico em que o Brasil se encontra

Publicado
2019-12-09
Como Citar
Rebolho, A. J. M., Silva, A. J. da, & Santos, P. R. dos. (2019). ANÁLISE DA CARTEIRA DE CLIENTES JURÍDICOS DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA PRIVADA. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 8(16 (2019), 03-22. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/77