COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO CONTADOR: MAPEAMENTO NAS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

  • Sérgio Augusto Bonfanti Junior
  • Maria Ivanice Vendruscolo
Palavras-chave: Competências profissionais, Educação em contabilidade, Contador, Contabilidade

Resumo

O objetivo do trabalho foi mapear as competências profissionais desenvolvidas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. O estudo é de natureza aplicada, com estratégia de investigação qualitativa. A amostra foi selecionada entre as universidades brasileiras com conceito 3, 4 e 5 do ENADE 2012. Os dados foram obtidos pela pesquisa bibliográfica e documental nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). Como resultados, foram compiladas 25 competências profissionais do Contador. Observou-se a existência de uma divergência conceitual do termo competências profissionais. Nesse estudo entendida como a integração coordenada de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que se manifestam produzindo uma atuação diferenciada. O estudo evidenciou que 90% das Universidades analisadas não contemplam a totalidade das competências identificadas na plataforma teórica. Contudo, 80% manifestam, em seus PPP, as competências estabelecidas pelas Diretrizes Nacionais em sua plenitude e procuram desenvolver grande parte delas em seus alunos, contemplando-as em seus PPP. A competência de Idioma Estrangeiro não foi identificada na plataforma teórica, nem mesmo pela CNE/CES 10/2004, sendo apontada por apenas uma Universidade.

Biografia do Autor

Sérgio Augusto Bonfanti Junior

Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: sergio-junior@outlook.com

Maria Ivanice Vendruscolo

Mestre em Ciências Contábeis. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: maria.ivanice@ufrgs.br

Publicado
2014-06-03
Como Citar
Junior, S. A. B., & Vendruscolo, M. I. (2014). COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO CONTADOR: MAPEAMENTO NAS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 3(5), 66-88. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/73