APURAÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DE TORTAS E ANÁLISE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO COMO AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CONFEITARIA DE VENÂNCIO AIRES
Resumo
RESUMO
O presente artigo objetivou apurar os custos de produção de tortas através do método
de custeio por absorção e efetuar análises e projeções a partir da margem de
contribuição de uma empresa de pequeno porte do ramo de confeitaria, localizada em
Venâncio Aires - RS, a fim de auxiliar o processo de tomada de decisão. A metodologia
caracteriza-se como um estudo de caso de natureza aplicada e explicativa, com
abordagem qualitativa e quantitativa, feita por meio de entrevistas semiestruturadas e
análise documental. A amostra foi selecionada com base em dois critérios: as tortas
mais vendidas e as que a administradora possuía mais interesse em conhecer o custo
produtivo. Para tanto, foram realizadas visitas de campo à empresa, visando
acompanhar o processo e coletar dados. Os resultados apontam que a Torta de
Bolacha com Doce de Leite e Nozes (16 fatias) possui o custo unitário mais expressivo
e a mais vendida é a Bananoffe (16 fatias), a qual tem a margem de contribuição mais
relevante. Por fim, realizou-se um comparativo entre as projeções pessimista, real e
otimista, onde constatou-se que, caso o preço fosse reduzido, a demanda aumentaria
em 87,50% e a receita cresceria 60%, admitindo uma margem de contribuição menor.
Por outro lado, havendo uma redução na quantidade vendida, no preço de venda e,
também, na margem de contribuição, a receita diminuiria 33%.