O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word de até 2 Mb.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Declaro conhecer as normas da Revista do Direito Dom Alberto, que os trabalhos em coautoria representam efetiva participação dos autores na sua produção e que a simples orientação de trabalho realizada por docente não garante e representa a coautoria do texto.
  • O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do(s) seu(s) email(s) no(s) minicurrículo(s) da versão final do artigo aceito.
  • O Resumo tem entre 200 e 300 palavras; os títulos e palavras-chave foram traduzidos para o inglês; as palavras-chave estão de acordo com o catálogo de vocabulário controlado (tesauro). Declaro também que não houve utilização de aplicativos de tradução online (Por ex. Google Tradutor).
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, no sistema double blind peer review(duplo cego) de avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação Cega por Pares".
  • O texto está em espaço 1,5 e usa uma fonte de 12 pontos com; referências conforme NBR 10520 ABNT; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser submetidos gratuitamente na página eletrônica da Revista após o cadastro como “AUTOR” (site) seguindo-se os passos de submissão. Em caso de dificuldades, enviar e-mail para: revistas@domalberto.edu.br A Revista de Contabilidade Dom Alberto não cobra taxas de submissão de artigo ou taxas de processamento de artigo. A Revista de Contabilidade Dom Alberto publica artigos originais de pesquisadores Doutores ou Mestres acompanhados de coautor com titulação mínima de bacharel, das linhas de pesquisa em que ela atua. Ainda, a Revista de Contabilidade Dom Alberto é de fluxo contínuo, fazendo com que receba artigos durante todo período até fechamento da edição.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os artigos submetidos à Revista de Contabilidade Dom Alberto (ISSN 2317-6148) devem estar de acordo com o tema proposto na Chamada para Publicação e serão analisados pelo sistema double blind review, garantindo-se, portanto, o anonimato de autores e pareceristas durante todo o processo de avaliação. A publicação dos trabalhos está condicionada, primeiramente, a parecer favorável do Editor Geral ou do Conselho Editorial, verificando-se a adequação do texto em relação ao foco/escopo da publicação e as normas de formatação da revista. Após a avaliação inicial, os artigos podem ser aceitos e prosseguir para avaliação dos revisores ou rejeitados.

Os artigos aprovados nesta fase da avaliação são encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores do corpo editorial científico ou avaliadores Ad hoc que emitirão parecer final indicando se o artigo avaliado será: “recomendado para publicação”; “recomendado depois de realizadas as modificações sugeridas”; ou, “não recomendado para publicação”. Após esta etapa do processo de avaliação, em caso de solicitação de realização das modificações sugeridas, o artigo é reencaminhado aos autores para que sejam realizadas as alterações e correções solicitadas pelos avaliadores, e, após recebido, se possa dar continuidade ao processo de revisão da nova versão ajustada do artigo.

O processo de avaliação é finalizado quando ocorre a comunicação final aos autores da decisão editorial, sendo esta: “aprovado para publicação” ou “rejeitado para publicação”.

Ainda, os artigos submetidos são avaliados com base em critérios previamente estabelecidos pelo Comitê de Política Editorial. Para tanto, foi elaborado o seguinte instrumento de avaliação:

Os artigos submetidos pelo site da Revista passarão por duas fases de avaliação.

i. A primeira fase será realizada pela Equipe Administrativa Editorial e se destina à verificação do cumprimento das Diretrizes para Autores disponíveis no site da Revista; em caso de aprovação na primeira fase, o artigo será encaminhado para a segunda fase; e

ii. Na segunda fase – avaliação cega por pares – o artigo poderá ser aprovado, aprovado com correções obrigatórias ou rejeitado.

Em todos os casos a decisão editorial e as avaliações serão enviadas por e-mail ao autor – em caso de coautoria, ao coautor que se cadastrou na submissão como contato principal. No caso de aprovação com correções obrigatórias, o autor terá 5 dias úteis para enviar pelo sistema da Revista a versão corrigida do artigo, que passará por nova avaliação e conferência da Equipe Editorial.

DETECÇÃO DE PLÁGIO

Todos os artigos submetidos à Revista serão previamente analisados por um programa capacitado para detecção de plágio (programa Plagius). Os artigos reprovados pelo detector serão minunciosamente analisados pela Equipe Editorial e, quando for o caso, a Equipe solicitará informações adicionais ao autor. Caso o plágio seja confirmado pela Equipe Editorial da Revista, o artigo será sumariamente rejeitado.

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DOS METADADOS DA SUBMISSÃO

O nome completo, endereço de e-mail, afiliação e o resumo da biografia de todos os autores do artigo deverão ser informados com a grafia correta na inserção de metadados durante o processo de submissão.

Ao final do “Resumo da Biografia”, deve-se fornecer o link para o currículo Lattes de cada autor.

Caso os metadados não sejam preenchidos corretamente, o autor será notificado para corrigi-los em 02 dias úteis, sob pena de rejeição do artigo.

Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados do texto os dados de identificação do(s) autor(es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Peer Review).

OBSERVÂNCIA DAS DIRETRIZES PARA AUTORES

O Conselho Editorial e a Equipe Editorial reservam-se o direito, em pré-avaliação ou pós-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da Revista. Depois do check list, da pré-avaliação da Equipe Editorial, se aprovados, os textos seguem para avaliadores externos.

Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação pela Equipe Editorial em um prazo de 05 (cinco) dias úteis.

APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TEXTOS

Os textos devem ser submetidos em formato Word, tamanho A4, orientação “retrato”, fonte 12, Arial, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e esquerda de 3,0cm e direita e inferior de 2,0cm.

A primeira linha de cada parágrafo deve ter espaço de 1,25cm em relação à margem esquerda.

As citações com mais de 03 linhas devem ter recuo em 4,0cm, fonte 10, espaço entre linhas simples. Na editoração os textos receberão diagramação no padrão gráfico da Revista.

Tabelas, formulários, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos e referenciados conforme as regras da ABNT.

Os artigos deverão ter o mínimo de 20 e o máximo de 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão.

Todos os textos devem ser postados corrigidos. A Revista de Contabilidade Dom Alberto se reserva o direito de efetuar nos textos originalmente enviados alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical para manter o padrão culto da língua sem, entretanto, interferir no estilo dos autores.

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS EM ARTIGOS

As imagens utilizadas nos artigos deverão ser inseridas no corpo do texto e também submetidas individualmente como “Documentos Suplementares” no processo de submissão.

O formato para submissão como documento suplementar deverá ser “.jpeg” e a imagem deverá ter alta resolução. Além da imagem, o autor deverá enviar por meio dos “Documentos Suplementares” a autorização de uso daquela.

No caso de imagens sem a resolução exigida, o autor será notificado para fornecer nova imagem em 05 dias úteis. Se a nova imagem não for fornecida e a ausência desta prejudicar o conteúdo do texto, o artigo será rejeitado pelo Conselho Editorial e/ou pela Equipe Editorial.

Caso a autorização de uso não seja enviada por meio dos documentos suplementares, o autor será notificado para fornecer a autorização em 05 dias úteis. Se a autorização não for fornecida e a ausência da imagem prejudicar o conteúdo do texto, o artigo será rejeitado pelo Conselho Editorial e/ou pela Equipe Editorial.

UTILIZAÇÃO DE GRÁFICOS EM ARTIGOS

Gráficos inseridos no corpo dos textos devem ser exclusivamente nas cores preto e branco. Caso o gráfico não seja elaborado pelo autor, o autor deverá encaminhar por meio dos "Documento suplementares" na submissão a autorização de uso.

EXIGÊNCIAS PARA OS ARTIGOS:

a. Autor:

O autor deverá possuir a titulação mínima de MESTRE.

b. Coautoria:

O artigo poderá ter no máximo um coautor, devendo ter a titulação mínima de Técnico.

c. Título:

O título deverá conter no máximo 10 palavras e ser apresentado em português/inglês. Para artigos em espanhol, o título deverá ser apresentado em espanhol/inglês. Não serão aceitas “traduções automáticas” da web. Caso seja constatada a inexatidão da tradução, o texto será devolvido ao autor para correção em 03 dias úteis, sob pena de rejeição. Formatação de títulos e subtítulos deverá seguir o padrão abaixo:

TÍTULO DO ARTIGO (CENTRALIZADO, CAIXA ALTA, NEGRITO)

TÍTULO EM INGLÊS (CENTRALIZADO, CAIXA ALTA, ITÁLICO, NEGRITO)

1 SEÇÃO PRIMÁRIA (ALINHADA À ESQUERDA, CAIXA ALTA, NEGRITO)

1.1 Seção secundária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, negrito)

1.1.1 Seção terciária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, itálico)

1.1.1.1 Seção quaternária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, itálico, negrito)

1.1.1.1.1 Seção quinária (alinhada à esquerda, caixa baixa, sem negrito, sem itálico)

d. Resumo:

Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngue (português/inglês ou espanhol/inglês), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão:

a) o tema do trabalho

b) os objetivos

c) a metodologia utilizada

d) as conclusões.

Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 200 e 300 palavras.

Não serão aceitas “traduções automáticas” da web. Caso seja constatada a inexatidão da tradução, o texto será devolvido ao autor para correção em 05 dias úteis, sob pena de rejeição.

e. Palavras-chave:

Em número de 05 palavras e separadas por ponto e vírgula, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema.

As palavras-chave devem ser apresentadas em português/inglês. Para os textos em espanhol, as palavras-chave devem ser apresentadas em espanhol/inglês. Não serão aceitas “traduções automáticas” da web. Caso seja constatada a inexatidão da tradução, o texto será devolvido ao autor para correção em 05 dias úteis, sob pena de rejeição.

Estrutura dos artigos:

Os artigos devem respeitar a seguinte sequência:

a) Título;

b) Título traduzido para inglês;

c) Resumo;

d) Palavras-chave;

e) Abstract;

f) Keywords;

g) Introdução;

h) Texto com subtítulos e notas de rodapé;

i) Conclusão; e

j) Referências.

f. Observações:

Não utilizar tradução automática da Web para título, resumo e palavras-chave. Caso seja constatada a inexatidão da tradução, o texto será devolvido ao autor para correção em 05 dias úteis, sob pena de rejeição.

Não numerar a introdução, a conclusão e as referências. Os demais títulos devem utilizar numeração sequencial em algarismos indo-arábicos. As notas de rodapé servem apenas para notas explicativas sucintas e não se destinam à apresentação de referências.

As notas de rodapé devem utilizar numeração sequencial em algarismos indo-arábicos.

Todas as referências no corpo do texto devem adotar o sistema autor-data da ABNT. Ex.: (ROCHA, 2016, p. 17).

g. Referências:

As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, no final do artigo e seguir as normas da ABNT.

DIREITO DE RECURSO DAS DECISÕES EDITORIAIS

Aos autores fica assegurado o direito de recurso de todas as decisões editoriais. O recurso deverá ser enviado para o e-mail geral (revista@domalberto.edu.br) com a identificação completa do artigo (número da submissão e título completo) e dos autores, fundamentação recursal e demais documentos pertinentes. A decisão do recurso será encaminhada ao recorrente em até 15 (quinze) dias úteis.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO, CESSÃO DE DIREITOS DE AUTOR E LICENÇA DE DISTRIBUIÇÃO.

 

1.Objeto:

1.1 O presente termo compreende a cessão de direitos de autor, autorização de publicação e licença de distribuição de obra ou trabalho acadêmico.

1.2 A partir do presente, o autor ou detentor dos direitos de autor:

1.2.1 Concede à Faculdade Dom Alberto o direito exclusivo de reproduzir, converter (como definido abaixo), comunicar e/ou distribuir o documento entregue (incluindo o resumo/abstract), cujo trabalho acadêmico está acima identificado, em formato digital, impresso e em qualquer meio necessário;

1.2.2 Declara que o documento acima identificado e entregue é seu trabalho original, e que detém o direito de conceder os direitos contidos nesta licença; declara também que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade;

1.2.3 Se o documento entregue contém material do qual não detém os direitos de autor, declara que obteve autorização do detentor dos direitos de autor para conceder à Faculdade Dom Alberto os direitos requeridos por esta licença, apresentando em anexo essa autorização, e que esse material, cujos direitos são de terceiros ou em co participação, está claramente identificado e reconhecido no texto ou conteúdo do documento entregue, com a indicação formal de todo e qualquer autor da obra;

1.2.4 Declara que, em caso de plágio ou uso inadequado ou irregular de obra ou trecho de obra, assume integral e exclusiva responsabilidade, civil, penal ou administrativa;

1.2.5 Declara que o trabalho acadêmico respeita a legislação em vigor, bem como respeita aspectos morais e éticos, responsabilizando-se, de modo exclusivo, pelo teor de manifestações pessoais;

1.3 Caso o trabalho tem suporte financeiro, ou integra projeto, de outra instituição ou de órgão de fomento à pesquisa, declara expressamente ter atendido todos os requisitos necessários, viabilizando a assinatura do presente.

1.4 O Centro de Ensino Dom Alberto fará a identificação do nome do autor ou detentor dos direitos relativos ao trabalho, e não fará qualquer alteração para além das permitidas neste.

1.5 Na qualidade de titular dos direitos de autor do conteúdo supracitado, autorizo a Biblioteca do Centro de Ensino Dom Alberto a disponibilizar a obra, para livre acesso, no Repositório Institucional PHL, bem como nos Anais do Seminário, ou outras plataformas de publicação ou disponibilização de trabalhos, sob as seguintes condições:

1.6 A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.