A EVIDENCIAÇÃO DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DAS ORGANIZAÇÕES SOB A ÓTICA DA TEORIA DA LEGITIMIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Resumo
Sustentabilidade tem forçado as organizações a adotarem um novo estilo de gestão com seus públicos de interesse, que combine a divulgação da eficiência econômica, responsabilidade social e ambiental, para que elas sejam percebidas como legítimas na sociedade. O objetivo dessa pesquisa foi analisar como as empresas estão divulgando, as medidas adotadas e resultados alcançados no processo de prevenção e recuperação do meio ambiente em que estão inseridas para serem percebidas como cumpridoras do contrato social. Constitui-se num estudo exploratório e de caso, por meio de entrevistas. O corpo de análise foi composto por duas empresas de grande porte da região das Missões/RS. Ambas desenvolvem medidas de prevenção e recuperação ambiental, por exigência legal, do mercado ou por gestão estratégica, caracterizando assim, noção do contrato social implícito existente entre as empresas e a comunidade. A divulgação nos sítios da internet ou nos relatórios das empresas, ainda é incipiente, o que configura a falta de conhecimento sobre a utilização da contabilidade ambiental como elo entre a empresa e a sociedade, bem como, um ponto estratégico a ser desenvolvido pelas organizações a fim de serem percebidas como legítimas pelos diversos públicos sociais.