UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA REGULAÇÃO FINANCEIRA, RISCO DE CRÉDITO E A CRISE DE 2008

Palavras-chave: Crise de 2008, Regulação, Contabilidade criativa, Inovações financeiras

Resumo

A partir da leitura de que a contabilidade criativa aliada a novos produtos financeiros são fatores desestabilizantes do sistema financeiro, este trabalho propõe através do estudo e revisão dos modelos de análise de risco, da pró ciclicidade dos modelos regulatórios e normas vigentes, para então postular de que maneiras os padrões contábeis utilizados por seguradoras, bancos de investimento, agências de rating e auditores norte-americanos durante a década de 1990 e 2000 conduziram à crise de 2008. O estudo conclui que as normas e regulações vigentes no período até 2008 não conseguiram cumprir com o papel em demonstrar de maneira fidedigna, a realidade da situação financeiras, das empresas atingidas pela crise econômica, demonstrando ser necessário o estudo empírico constante sobre os impactos gerados pelas novas normas contábeis e regulações ao mercado, bem como as atualização dessas normas com o objetivo de uma melhor entrega das informações financeiras para todos os usuários da contabilidade.

Biografia do Autor

Henrique Ramos Moreira, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São Paulo.

Antonio Saporito, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Universidade de São Paulo - FEAUSP (2005), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP(1989) e Graduado em Administração pela (FEAUSP /1978). Atualmente professor associado I da EPPEN - UNIFESP, Campus Osasco, Professor convidado para cursos de MBA da FGV Manegement, avaliador de cursos de graduação cadastrado no sistema e-MEC e consultor adhoc da Revista Contabilidade e Finanças da FEA USP, da Revista Contabilidade Vista e Revista da UFMG, da Revista Brasileira de Gestão de Negócios e da Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C. da UFPR. Consultor de empresas, de treinamento e das Câmaras Brasil Alemanha e Brasil França de comércio. Autor dos Livros Análise e Estrutura das Demonstrações Contábeis (2015) e Contabilidade Geral: Fundamentos e prática do raciocínio contábil (2017), ambos publicados pela Editora Intersaberes. Ex Diretor Acadêmico e Coordenador do curso de Ciências Contábeis de diversas instituições de nível superior. Ex diretor de cursos da Associação Brasileira de Analistas do Mercado de Capitais (ABAMEC, atual APIMEC). Experiência profissional superior a 25 anos dedicados principalmente às áreas de análise de investimento e de crédito, além de consultorias para implantação de sistemas e treinamento.

Sandro Braz Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Administração de Empresas (2018) com foco em Finanças Corporativas, na Universidade Prebisteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Ciências Contábeis (2008) com pesquisa em Contabilidade e Orçamento Governamental, pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Graduado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de Jales (1999). Atualmente docente universitário na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), na UNIFAI (Centro Universitário Assunção) e eventualmente na pós-graduação Lato Sensu de Controlaodria, de Financas Corporativas e de Contabilidade IFRS, na FECAP. Como docente atuou na Graduação em SP, MG e MS; em Pós-graduação em SP, MG, MS e AM em disciplinas voltadas à Contabilidade, Análise de Demonstrações Contábil-Financeiras e, Contabilidade, Orçamento, Finanças, Controladoria e Auditoria Governamental. Autor de conteúdos didáticos em EaD relativos à Contabilidade Financeira/Societária em geral e Orçamento e Finanças Públicas, além de Professor de cursinhos para Exame de Suficiência em Contabilidade.Tem experiência em Contabilidade, Orçamento, Finanças, Controladoria e Auditoria Governamental. Pesquisas com foco: Contabilidade, Orçamento, Controladoria e Auditoria Governamental; Contabilidade Societária; Análise de Indicadores de Relatórios Contábil-Financeiros de empresas; Ensino Superior.

Wendell Alves Soares, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Administração de Empresas (2021-2024) pela Universidade Presbiteriana - MACKENZIE, Mestre em Administração de Empresas com foco em Governança Corporativa (2017) pelo programa profissional em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), MBA em Controladoria (2010) pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Especialização em Docência Universitária pela Universidade Nove Julho (UNINOVE) (2012), Graduação em Administração de Empresas (2009). pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Graduação em Ciências Contábeis (2018) pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) , Sócio Proprietário da Atrom Consultoria Empresarial. Atualmente sou docente na ESAGS ? Strongs/FGV - (Escola Superior de Administração e Gestão) no curso de Ciências Contábeis, docente na FIA - Fundação Instituto de Administração nos cursos de Pós Graduação, lecionando as disciplinas de Gestão Estratégica de Custos e Indicadores de Performance, Docente na Educamais nos cursos presencial e a distância. Consultor na área de finanças e reestruturação empresarial e autor de Livro Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem (2015) publicado pela Editora.

Publicado
2022-12-01
Como Citar
Rabelo Henrique, M., Ramos Moreira, H., Saporito, A., Braz Silva, S., & Alves Soares, W. (2022). UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA REGULAÇÃO FINANCEIRA, RISCO DE CRÉDITO E A CRISE DE 2008. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 10(20), 31-58. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/682