AS FUNÇÕES DA CONTROLADORIA: UMA PESQUISA NAS INDÚSTRIAS DO SETOR METALMECÂNICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

  • Vanessa Bolico da Silva
Palavras-chave: Controladoria, Funções, Processo de gestão

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar as funções da controladoria nas indústrias do setor metal mecânico no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, pois tem como objetivo descrever as características da população em estudo. A população da pesquisa compreende indústrias cadastradas na Associação do Aço do Rio Grande do Sul – AARS. Após o levantamento das empresas associadas, sites e endereços eletrônicos, foi encaminhado um questionário de múltipla escolha a todas as empresa, sendo que de 26 empresas se obteve as respostas que representaram a parcela do universo investigado e se constitui na amostra probabilística. A análise dos dados foi realizada com a utilização de programa computacional Excel. Os resultados apontam a controladoria como um conjunto de atividades e funções que buscam dar suporte a gestão das empresas, de modo a assegurar a eficácia, nesse contexto fornece os dados necessários para as devidas análises, podendo modificar os processos empresariais impondo sua lógica as organizações. Evidencia-se também na pesquisa que a controladoria está presente em todas as organizações indústrias do setor metal mecânico, portando-se como setor independente, baseando-se em analises de relatórios operacionais e contábil para fornecer a gestão suporte na tomada de decisão.

Biografia do Autor

Vanessa Bolico da Silva

Especialista em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduanda em Engenharia Metalurgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado
2014-12-02
Como Citar
Silva, V. B. da. (2014). AS FUNÇÕES DA CONTROLADORIA: UMA PESQUISA NAS INDÚSTRIAS DO SETOR METALMECÂNICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 3(6), 107-131. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/68