A EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO SEGMENTO PRODUTOS DE USO PESSOAL, CLASSIFICADAS COMO DE ALTO IMPACTO NA BM&BOVESPA

  • Grace Kelly Holtz Scremin
  • Berenice BeatrizRossner Wbatuba
  • Rosane Maria Seibert
  • Neusa Maria da C. Gonçalves Salla
Palavras-chave: Contabilidade Ambiental, Instrumentos de Evidenciação, Informações Ambientais

Resumo

O presente estudo buscou analisar as formas de evidenciação das informações ambientais nos instrumentos de evidenciação das empresas do segmento de produtos de uso pessoal como a Avon Products Company, a Colgate- Palmolive Company, a Natura Cosméticos S.A. e a P&G Company. Levando em consideração os aspectos analisados durante o estudo constatou-se que a empresa brasileira Natura Cosméticos S.A é a empresa que mais evidencia as informações ambientais em seus instrumentos de evidenciação para que seus stakeholders possam tomar conhecimento de todo o seu desempenho ambiental durante o ano. A Companhia Colgate-Palmolive é a segunda empresa a evidenciar suas informações ambientais nos instrumentos de evidenciação para que os stakeholders possam tomar decisões a respeito da companhia. A P&G é a terceira empresa a evidenciar suas informações ambientais nos instrumentos de evidenciação, pois a P&G é a empresa que evidencia somente o necessário das questões ambientais para os stakeholders analisar e tomar as decisões a respeito da empresa. A Avon é a empresa que menos evidencia as informações ambientais em seus instrumentos de evidenciação para os stakeholders.

Biografia do Autor

Grace Kelly Holtz Scremin

Bacharelada em Ciências Contábeis, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo, gracekellyhs@gmail.com

Berenice BeatrizRossner Wbatuba

Doutoranda em Ciências Contábeis, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo, bwbatuba@santoangelo.uri.br

Rosane Maria Seibert

Doutoranda em Ciências Contábeis, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo, rseibert@santoangelo.uri.br

Neusa Maria da C. Gonçalves Salla

Doutoranda em Ciências Contábeis, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo,neusalla@santoangelo.uri.br

Publicado
2014-12-02
Como Citar
Scremin, G. K. H., Wbatuba, B. B., Seibert, R. M., & Salla, N. M. da C. G. (2014). A EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO SEGMENTO PRODUTOS DE USO PESSOAL, CLASSIFICADAS COMO DE ALTO IMPACTO NA BM&BOVESPA. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 3(6), 68-87. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/66