EDUCAÇÃO DE DERIVATIVOS: PRÁTICAS E ADEQUAÇÃO DAS GRADES CURRICULARES ÀS POSSIBILIDADES DO MERCADO DE OPÇÕES EM IES GAÚCHAS
Resumo
O mercado atual oferece uma infinidade de instrumentos financeiros e alternativas às empresas para seus diferentes propósitos, sejam eles de especulação ou proteção. Os derivativos e o mercado de opções são exemplos de negócios para os quais a contabilidade deve atentar e estar em constante atualização. Derivativos, opções e governança corporativa são apenas alguns exemplos de elementos que produzem influência direta na Contabilidade das organizações, e é fundamental que os acadêmicos tenham sustentação para o desenvolvimento das habilidades contábeis relacionadas a essas áreas. Não apenas por métodos tradicionais de débito e crédito, mas com o real entendimento do que representam essas operações e do quão diversificados são alguns mercados. Nesse contexto, e tomando esses elementos como base, o presente artigo objetiva analisar as grades curriculares dos cursos de Ciências Contábeis de universidades gaúchas. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa e descritiva quanto aos objetivos. Com a análise realizada, verificou-se que os cursos de Graduação em Contábeis no Estado do Rio Grande do Sul não abordam o mercado de derivativos de maneira específica e detalhada.