EDUCAÇÃO DE DERIVATIVOS: PRÁTICAS E ADEQUAÇÃO DAS GRADES CURRICULARES ÀS POSSIBILIDADES DO MERCADO DE OPÇÕES EM IES GAÚCHAS

  • Bruno Bernardes Ost
  • Maria Ivanice Vendruscolo
Palavras-chave: Instrumentos Financeiros, Mercado de Opções, Grades Curriculares de Ciências Contábeis

Resumo

O mercado atual oferece uma infinidade de instrumentos financeiros e alternativas às empresas para seus diferentes propósitos, sejam eles de especulação ou proteção. Os derivativos e o mercado de opções são exemplos de negócios para os quais a contabilidade deve atentar e estar em constante atualização. Derivativos, opções e governança corporativa são apenas alguns exemplos de elementos que produzem influência direta na Contabilidade das organizações, e é fundamental que os acadêmicos tenham sustentação para o desenvolvimento das habilidades contábeis relacionadas a essas áreas. Não apenas por métodos tradicionais de débito e crédito, mas com o real entendimento do que representam essas operações e do quão diversificados são alguns mercados. Nesse contexto, e tomando esses elementos como base, o presente artigo objetiva analisar as grades curriculares dos cursos de Ciências Contábeis de universidades gaúchas. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa e descritiva quanto aos objetivos. Com a análise realizada, verificou-se que os cursos de Graduação em Contábeis no Estado do Rio Grande do Sul não abordam o mercado de derivativos de maneira específica e detalhada.

Biografia do Autor

Bruno Bernardes Ost

Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: brunno_ost@hotmail.com

Maria Ivanice Vendruscolo

Mestre em Ciências Contábeis. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: maria.ivanice@ufrgs.br

Publicado
2014-12-02
Como Citar
Ost, B. B., & Vendruscolo, M. I. (2014). EDUCAÇÃO DE DERIVATIVOS: PRÁTICAS E ADEQUAÇÃO DAS GRADES CURRICULARES ÀS POSSIBILIDADES DO MERCADO DE OPÇÕES EM IES GAÚCHAS. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 3(6), 51-67. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/65