ANÁLISE GERENCIAL DE CUSTOS EM EMPRESA DE MÉDIO PORTE

  • Francine Patzold
  • Marcos Fröhlich
  • Daiane Ribas Moraes
Palavras-chave: Custos, Suinocultura, Resultados

Resumo

Este artigo teve como objeto de estudo a análise de custos de uma granja de suínos com a finalidade de evidenciar os custos da produção e elaborar uma analise gerencial para a referida atividade rural. Primeiramente, foi efetuada uma revisão sobre as principais interpretações a respeito da contabilidade de custos e sua aplicabilidade. Conforme a metodologia, a pesquisa pode ser caracterizada quanto aos fins: descritiva, e aplicada, e quanto aos meios: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Aplicou-se em uma granja suína dedicado a produção de suínos na unidade de produção de leitões (UPL). Na conclusão, evidenciou-se a imprescindibilidade da existência de um controle de custos adequado para a atividade. Por fim, constatou-se que por meio de análise de custos cria-se a possibilidade de identificar os pontos fortes e fracos na produção e auxiliar o produtor rural na correta tomada de decisões, evitando crises desnecessárias, que podem levar a desistência do negócio.

Biografia do Autor

Francine Patzold

Acadêmicos de Ciências Contábeis- Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo- IESA, francinepatzold@yahoo.com.br.

Marcos Fröhlich

Acadêmicos de Ciências Contábeis- Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo- IESA, marcosfro@yahoo.com.br.

Daiane Ribas Moraes

Professora, Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Gestão Estratégica das Organizações, daiaribas@yahoo.com.br

Publicado
2015-06-02
Como Citar
Patzold, F., Fröhlich, M., & Moraes, D. R. (2015). ANÁLISE GERENCIAL DE CUSTOS EM EMPRESA DE MÉDIO PORTE. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 4(7). Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/61