Contabilidade Rural: Avaliação Econômica de um sistema de produção leitura em confinamento

  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliano Carlos Raddatz
  • Lizana Ilha da Silva
  • Diego Goldschmidt
  • Nivaldo Zumba
Palavras-chave: Compost barn, Contabilidade rural, Análise financeira, Rentabilidade, Atividade leiteira

Resumo

A constante necessidade de alta produtividade na atividade rural faz com que os produtores fiquem atentos às técnicas inovadoras de criação de gado e produção leiteira. Uma dessas formas é o confinamento Compost Barn. O alto investimento em imobilizado levanta a problemática sobre a rentabilidade e o retorno do investimento necessário para aquisição desta nova sistemática produtiva. Diante disso, neste estudo objetivou-se analisar a rentabilidade dos investimentos a partir do confinamento de gado para a produção de leite. Para atingir tal objetivo a pesquisa classifica-se como aplicada, quantitativa e descritiva. A coleta dos dados utilizou-se de pesquisa documental e entrevista com o proprietário da propriedade rural. A unidade de análise corresponde a uma propriedade rural localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. No estudo identificou-se os custos incorridos na construção da estrutura destinada ao confinamento de gado leiteiro na propriedade em análise, possibilitando a mensuração do lucro da atividade leiteira antes e depois da construção da estrutura destinada ao confinamento. A partir da análise dos resultados verificou-se que o investimento com a implantação do compost barn possui uma boa rentabilidade, tendo em vista que fora analisado num cenário econômico atualmente ainda desfavorável. O estudo apresenta contribuições para a propriedade pesquisada e propriedades rurais semelhantes que exercem a atividade leiteira, evidenciando a importância da contabilidade rural. A pesquisa limitou-se apenas a atividade leiteira da propriedade rural que também executa outras atividades rurais de menor representatividade. Para estudos futuros sugere-se analisar a rentabilidade do confinamento de novilhas desde o nascimento até a lactação.

Biografia do Autor

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e Mestra em Administração pela UFSM, respectivamente em 2017 e 2019. Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade, Perícia e Auditoria (2015). Bacharel em Ciências Contábeis pela URCAMP (2013) e Graduada no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG (2015). Áreas de interesses são Empreendedorismo Contábil, Tecnologia e Contabilidade Rural. Líder do Grupo de Pesquisa em Contabilidade, Tecnologia e Gestão (CTG). Contato: cristiane.kruger@ufsm.br.

Publicado
2022-09-21
Como Citar
Krüger, C., Carlos Raddatz, J., Ilha da Silva, L., Goldschmidt, D., & Zumba, N. (2022). Contabilidade Rural: Avaliação Econômica de um sistema de produção leitura em confinamento. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 9(18), 221-246. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/579