CLIMA ORGANIZACIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E LEGITIMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Ronaldo Leão de Miranda
  • Berenice Beatriz Rossner Wnatuba
  • Rosane Maria Seibert
Palavras-chave: Clima Organizacional, Qualidade de Vida no Trabalho, Gestão de Pessoas

Resumo

As universidades de ensino superior assim como as demais organizações, são constituídas de pessoas e estas necessitam estar motivadas para desempenharem de forma eficiente e eficaz suas funções. Assim, uma pesquisa de clima organizacional é de fundamental relevância para essas instituições que buscam na concretização de seus objetivos organizacionais, aliar as necessidades e objetivos individuais de seus colaboradores, trabalhando de forma integrada com os profissionais da área de psicologia e gestão de pessoas. Assim, o problema foi: Qual o nível de satisfação dos colaboradores de uma IES comunitária do Rio Grande do Sul por meio da análise de clima organizacional? O objetivo foi analisar o clima organizacional em uma instituição de ensino superior comunitária, avaliando o nível de satisfação dos seus colaboradores. Para isso, foi aplicado questionário aos professores e técnicos administrativos da referida instituição. Constitui-se num estudo aplicado; descritivo; bibliográfico; de campo e estudo de caso (VERGARA, 2011). Os resultados foram satisfatórios na maioria dos quesitos abordados, o que é significativo para ambas às partes, tanto para o colaborador quanto para a instituição, além de concretizar a legitimidade o perante os demais públicos de interesse na comunidade de sua inserção.

Biografia do Autor

Ronaldo Leão de Miranda

Graduando; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Santo Ângelo; ronaldo_leaomiranda@hotmail.com.

Berenice Beatriz Rossner Wnatuba

Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento Regional; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI; bwbatuba@santoangelo.uri.br.

Rosane Maria Seibert

Mestre em Administração, Doutoranda em Ciências Contábeis; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI; rseibert@santoangelo.uri.br.

Publicado
2015-06-02
Como Citar
Miranda, R. L. de, Wnatuba, B. B. R., & Seibert, R. M. (2015). CLIMA ORGANIZACIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E LEGITIMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 4(7), 1-20. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/55