PERCEPÇÃO DOS ATRIBUTOS DE SATISFAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA EM ORGANIZAÇÕES COMERCIAIS

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto
  • Patrinês Aparecida França Zonatto
  • Daniel Bartz
Palavras-chave: Atributos de qualidade, Satisfação dos clientes, Serviços contábeis

Resumo

O estudo investiga a percepção de 41 organizações comerciais do município de Soledade-RS sobre a qualidade dos serviços prestados por empresas de serviços contábeis. Trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de levantamento e abordagem quantitativa dos dados. Os resultados encontrados indicam que os usuários dos serviços contábeis encontram-se satisfeitos com os serviços prestados (declarações pessoa física e obrigações assessórias; serviços de consultoria organizacional; e, auditoria e perícia) ou muito satisfeitos (constituição e organização de empresas; serviços de escrituração contábil; fiscal; e, de pessoal; e serviço de consultoria tributária e fiscal). Os atributos determinantes dos níveis de satisfação dos gestores participantes da pesquisa são: 1° Confiança e Imagem; 2° Pontualidade no Atendimento; 3° Instalações Físicas e Colaboradores do Escritório; e, 4° Presteza no Atendimento. Conclui-se que a criação de uma forte imagem pautada em uma boa reputação; a confiança na organização e seus colaboradores; e, a agilidade na prestação dos serviços, podem influenciar os níveis de satisfação dos usuários dos serviços contábeis.

Biografia do Autor

Vinícius Costa da Silva Zonatto

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração, Universidade Regional de Blumenau (FURB). E-mail: viniciuszonatto@gmail.com.

Patrinês Aparecida França Zonatto

Mestranda em Administração, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). E-mail: patrineszonatto@gmail.com.

Daniel Bartz

Mestre em Ciências Contábeis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). E-mail: dbbartz@hotmail.com.

Publicado
2012-06-01
Como Citar
Zonatto, V. C. da S., Zonatto, P. A. F., & Bartz, D. (2012). PERCEPÇÃO DOS ATRIBUTOS DE SATISFAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA EM ORGANIZAÇÕES COMERCIAIS. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 1(1), 61-78. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/4