CUSTOS DOS CONCORRENTES: UMA ANÁLISE DE EMPRESAS DO SETOR TÊXTIL
Resumo
Em um cenário econômico de constantes competições, a análise dos custos dos concorrentes pode ser entendida como um eficaz instrumento de vantagem competitiva e ferramenta capaz de auxiliar na gestão estratégica de custos. Este estudo tem como objetivo identificar os determinantes de custos em empresas do setor têxtil no Brasil, utilizando como fonte de dados exclusivamente às informações públicas relativas a 2015. É fato que as variações macroeconômicas impactam diretamente nas operações do setor varejista e de confecções, uma vez que há uma inter-relação entre os fatores relacionados aos gastos do consumidor, aos que afetam a sua renda e às variáveis ligadas aos custos. O presente estudo classifica-se como qualitativo, descritivo e documental. Os direcionadores de custos comuns identificados nas empresas selecionadas são: escala, tecnologia, escopo, diversidade de produtos, estrutura de capitais e fatores institucionais. Estes determinantes foram elaborados a partir dos elementos encontrados da literatura que, quando analisados em conjunto, são capazes de explicar o comportamento dos custos por meio das escolhas estruturais ou das habilidades na execução.