SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED): OS DESAFIOS E BENEFÍCIOS PARA OS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS E PARA AS EMPRESAS
Resumo
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é considerado um grande representante da nova fase da Contabilidade Brasileira, apresentando-se como uma forma de modernização da escrituração contábil e do cumprimento das exigências fiscais das empresas. O objetivo deste estudo é destacar os benefícios e os desafios na utilização do SPED em operações de empresas e por profissionais contábeis, bem como, apresentá-lo de acordo com as classificações das Normas Brasileiras em vigor e de seus respectivos criadores e incentivadores. A pesquisa se classifica quanto aos procedimentos como bibliográfica e documental, quanto aos objetivos como pesquisa descritiva e quanto à abordagem do problema é considerada uma pesquisa qualitativa. Observou-se através da pesquisa que o SPED contribui para a evolução na vida profissional e nas rotinas dos contadores e, também, para que as empresas tenham um melhor controle de gestão interna. Não obstante, a escrita digital deve ser feita de maneira atenta, já que as informações prestadas passam a estar interligadas em tempo real com os sistemas da fiscalização pública. Esse instrumento representa a maior evolução da contabilidade dos últimos tempos e constitui em princípio um desafio para os envolvidos, mas se os seus aspectos positivos forem aperfeiçoados e incentivados, tende a trazer benefícios para os mesmos.