ATIVIDADES OPERACIONAIS VERSUS ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COM USO DE CISÃO PARCIAL

  • Eder Moraes da Silva
  • Humberto Girardi
Palavras-chave: Planejamento tributário, Economias fiscais, Arrendamento de bens

Resumo

O planejamento tributário é um recurso de gestão em que as empresas procuram obter economias fiscais que lhes permitam reservar recursos para sua atividade fim ou mesmo para remunerar seus investidores. O estudo demonstra como as empresas podem utilizar o planejamento tributário envolvendo o conceito de empresas operacionais e empresas de administração patrimonial para proporcionar economias fiscais. Para elaboração do trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica do tema geral, planejamento tributário e de temas específicos, tais como, lucro real, lucro presumido, arrendamento de bens e outros impostos que podem influenciar o planejamento proposto. O resultado do estudo aponta em economias fiscais da ordem de 20,3% sobre o valor da operação de arrendamento de bens e que na empresa objeto do estudo esta economia representaria uma economia fiscal de 57% sobre o montante de impostos federais do ano de 2012, caso o mesmo já estivesse implantado.

Biografia do Autor

Eder Moraes da Silva

Aluno graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Univates. O artigo faz parte da conclusão do Curso de Pós-graduação latu sensu em Finanças e Controladoria.

Humberto Girardi

Doutorando PPG Ciências Contábeis Unisinos, Mestre em Administração pela PUC-Rio, Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador do artigo de Éder Moraes da Silva.

Publicado
2013-12-02
Como Citar
Silva, E. M. da, & Girardi, H. (2013). ATIVIDADES OPERACIONAIS VERSUS ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COM USO DE CISÃO PARCIAL. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 2(4), 46-60. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/18