ADOÇÃO INICIAL DO CPC 39 E IAS 32 NAS COMPANHIAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES PREFERENCIAIS RESGATÁVEIS

  • Maria Ivanice Vendruscolo
  • Cristell Lisania Justen
Palavras-chave: Ações preferenciais resgatáveis, CPC 39, IAS 32, Normas de Contabilidade, IFRS

Resumo

O objetivo do estudo é analisar a adoção das normas internacionais de contabilidade, especificamente a IAS 32, quanto à apresentação das ações preferenciais resgatáveis nas demonstrações contábeis das entidades. O tratamento anterior era o de classificação no patrimônio líquido, assumindo a forma e não à essência do instrumento. Com a obrigatoriedade de adoção destas normas pelos órgãos reguladores, a partir de 2010, verificou-se a preferência pela opção em reclassificar estes instrumentos, contudo algumas companhias passaram a conviver com ressalvas nos relatórios de auditoria. Os impactos negativos nos índices financeiros, tais como de endividamento e liquidez, é umas das principais consequências destas reclassificações. Nesse contexto, este trabalho analisa os impactos da adoção inicial nos índices financeiros de companhias que, de alguma forma, mencionaram a existência ações preferenciais resgatáveis. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva sob a ótica dos objetivos, e quantitativa em relação à abordagem do problema. A amostragem determinou que quanto mais elevado o nível de recursos da companhia oriundo deste tipo de instrumento, maiores os efeitos nos índices e mais amplas são as notas explicativas nas demonstrações das companhias e dos seus investidores.

Biografia do Autor

Maria Ivanice Vendruscolo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do RS, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Professora Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. E-mail: maria.ivanice@ufrgs.br.

Cristell Lisania Justen

Auditor da Pricewaterhouse Coopers, com experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Publicado
2012-12-03
Como Citar
Vendruscolo, M. I., & Justen, C. L. (2012). ADOÇÃO INICIAL DO CPC 39 E IAS 32 NAS COMPANHIAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES PREFERENCIAIS RESGATÁVEIS. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 1(2), 149-169. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/15