O PAPEL DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS NA GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS PARA AS PMES - PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE JI-PARANÁ-RO
Resumo
Este artigo evidência a contabilidade gerencial que proporciona informações para que gestores tenham melhores tomada de decisão, através de ferramentas gerenciais, como planejamento, orçamento e os controles essenciais, para destacar fatores de sucessos e fracassos, e as dificuldades da interação entre contadores e as pequenas e médias empresas. A pesquisa foi realizada nas organizações de Pequeno e Médio Porte do município de Ji-Paraná/RO, composta por uma amostra de 250 (duzentos e cinquenta) empresas, para coleta de dados, realizada através da aplicação de questionários enviados por email através da CDL – Câmara de dirigentes Lojistas, no qual se obteve um retorno próximo dos 27% (vinte e sete por cento), ou seja, 66 questionários contribuíram para a pesquisa. Verificando o papel das Empresas de Serviços Contábeis no apoio à gestão, através da contabilidade gerencial, para gerenciamento das pequenas e médias empresas do município de Ji-Paraná estado de Rondônia. Demonstrando, se o perfil e a percepção dos respondentes sobre a contabilidade gerencial, como o segmento da contabilidade com processamento dos dados em sistema adequado para o controle e elaboração de relatórios com objetivo atender os usuários internos, demonstrando informação útil para o processo tomada de decisão e gerenciamento das empresas. Onde a metodologia utilizada foi uma Survey, e caracterizando se pela pesquisa qualitativa e quantitativa, sua natureza sendo classificada como descritiva, com referenciais teóricos alcançados de pesquisas bibliográficas, internet e artigos. Assim na gestão das pequenas e médias empresas evidenciando que aproximadamente 70% da amostra são os propritários que estão à frente das atividades, com o tempo de atuação próximo de 50% dos empresários, entre 1 e 5 anos, e os permanecentes na gestão por mais de 21 anos, apenas 1% destes, já as experiências nas atividades somando-se 42%, sendo maioria dos empresários com experiências dispostas de 06 a 10 e 11 a 15 anos. As formações intelectuais dos empresários com 58% possuem apenas o nível médio, nas atividades de Prestação de serviços, comércios e indústrias, tendo 47% destes atuantes nas atividades de comércio. E com informações de 82% dos empresários tomando decisões alicerçadas nos conhecimentos e experiências individuais.