ESTUDO TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA VAREJISTA DE COMBUSTÍVEIS

  • Luana Regina Theobaldl
  • Luis Valentim Zorzo
  • Lucas Seffrin Zorzo
Palavras-chave: Contabilidade, Planejamento tributário, Economicidade

Resumo

A alta carga tributária e a complexidade do sistema tributário brasileiro são dificuldades enfrentadas pelas empresas atuantes neste mercado. Assim, o objetivo é realizar um estudo tributário para identificar a forma de tributação mais vantajosa a ser adotada por uma empresa varejista de combustíveis. A metodologia caracteriza-se como estudo de caso único, com pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, considerando que para obtenção dos dados e informações foram adotados os procedimentos de análises documentais, entrevistas informais e observações in loco. Constatou-se que a apuração dos tributos pela modalidade do Lucro Presumido é a menos onerosa, uma vez que, se a mesma fosse optante pelo Lucro Real teria um ônus tributário equivalente a 41,17% maior no exercício de 2015. Portanto, o estudo comprovou que a empresa está recolhendo seus tributos pela forma menos onerosa, a qual maximiza seus resultados.

Biografia do Autor

Luana Regina Theobaldl

Bacharel em ciências contábeis. Univ. Reg. Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Cerro Largo. luana.theobald@hotmail.com.

Luis Valentim Zorzo

Prof./Coordenador do curso de ciências contábeis. Univ. Reg. Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Cerro Largo. luiszorzo@via-rs.net

Lucas Seffrin Zorzo

Mestre em ciências contábeis (PPGCC/Unisinos). Prof. Dos cursos de ciências contábeis e administração. Univ. Reg. Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Cerro Largo. lucasszorzo@gmail.com.

Publicado
2017-06-02
Como Citar
Theobaldl, L. R., Zorzo, L. V., & Zorzo, L. S. (2017). ESTUDO TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA VAREJISTA DE COMBUSTÍVEIS. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 6(11), 96-118. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/122