REFLEXOS DA ABERTURA DE CAPITAL EM ÍNDICES ECONÔMICO-FINANCEIROS: O CASO DA EMPRESA AREZZO

  • Rafael Finkler
  • Fernanda Gomes Victor
  • Márcia Bianchi
Palavras-chave: Indicadores Econômico-Financeiros, IPO, Oferta Pública Inicial

Resumo

A Oferta Pública Inicial de ações (IPO) é uma alternativa que pode viabilizar a captação de recursos para as empresas. Para abrirem o capital, as companhias devem seguir uma série de procedimentos na qual o prospecto é essencial e obrigatório. Nesse documento o ofertante disponibiliza informações fundamentais sobre as perspectivas e planos da empresa. O objetivo desta pesquisa é avaliar o desempenho econômico e financeiro da companhia Arezzo Indústria e Comércio S.A, antes e após o processo de abertura de seu capital, ocorrido em fevereiro de 2011. O foco da análise será avaliar o ano de 2011 à luz do prospecto da companhia e a destinação dos recursos obtidos com a oferta pública de ações. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é classificada como quantitativa, descritiva e estudo de caso. Para análise dos dados, utilizou-se a comparação entre os indicadores econômico-financeiros calculados, antes e após o IPO. Os resultados obtidos demonstram que a abertura de capital proporcionou uma menor dependência do capital de terceiros e potencializou a captação de recursos ocasionado aumento do EBITDA e lucro líquido. Também, conclui-se que a Arezzo procurou seguir o estimado no prospecto referente à destinação dos recursos captados com o IPO.

Biografia do Autor

Rafael Finkler

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). (rafafinkler@gmail.com)

Fernanda Gomes Victor

Doutora em Administração (UFRGS). Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFRGS. Professora da Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS. (fernanda.victor@ufrgs.br).

Márcia Bianchi

Mestranda em Controladoria e Contabilidade pela UFRGS Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças G Doutora em Economia (UFRGS). Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFRGS. Professora da Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS. (marcia.bianchi@ufrgs.br)

Publicado
2017-06-02
Como Citar
Finkler, R., Victor, F. G., & Bianchi, M. (2017). REFLEXOS DA ABERTURA DE CAPITAL EM ÍNDICES ECONÔMICO-FINANCEIROS: O CASO DA EMPRESA AREZZO. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 6(11), 1-27. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/118