A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

  • Juceléia Wojciechowski
  • Milena Pizzolotto De Conti Meneghine
Palavras-chave: Competitivo, Mercado, Comunicação

Resumo

Para que uma empresa seja competitiva no mercado que está cada vez mais dinâmico e exigente, é necessário que seus gestores estejam atentos a ferramentas estratégicas ao seu negócio e, principalmente aquelas relacionadas às pessoas, pois poderão se tornar o seu diferencial competitivo. Neste artigo foram abordados dois importantes processos que envolvem diretamente a gestão de pessoas e que fazem a diferença nas organizações que têm histórico de sucesso: a comunicação e a tecnologia de informação. Por isso, o tema escolhido para o estudo foi a importância da comunicação e das tecnologias de informação na disseminação do conhecimento nas organizações, onde se estudou algumas características destes processos e foi realizado uma pesquisa de campo para demonstrar a efetividade destes processos na prática empresarial no qual verificou-se que a comunicação e a informação contribuem para alcançar os resultados planejados nas organizações. A metodologia adotada para este estudo foi pesquisa aplicada, através de pesquisa Qualiquantitativa, bibliográfica, de levantamento e estudo de caso e, o tratamento dos dados se deu de forma quantitativa.Já que ela solicita, escreve alguma coisa sobre os resultados finais da pesquisa.

Biografia do Autor

Juceléia Wojciechowski

Bacharel em Administração pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA, Colaboradora do Sicredi.

Milena Pizzolotto De Conti Meneghine

Administradora. Especialista em Administração Estratégica, pelo IESA. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Professora do IESA.

Publicado
2012-12-03
Como Citar
Wojciechowski, J., & Meneghine, M. P. D. C. (2012). A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 1(2), 54-72. Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/11