O MÉRITO DA CONTROLADORIA INTERNA NA GESTÃO FISCAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ATALAIA

  • Carlos Henrique Gilio
  • Luciano Alberto de Freitas
Palavras-chave: Lei de Responsabilidade, Controladoria interna, Atalaia

Resumo

A Lei Complementar federal nº. 101/2000, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), impõe regras, por parte dos gestores públicos, a limites e condições para uma gestão fiscal responsável. O controle do endividamento; a instituição, a previsão e a efetiva arrecadação das receitas próprias; os gastos com pessoal; as restrições de final de mandato; a transparência e publicidade da gestão. Estes são os principais mecanismos de preocupação que os controles internos devem atentar, objetivando implementar controles que visem à obediência por parte da administração aos dispositivos da referida lei. O presente trabalho tem o intuito de mostrar o mérito da controladoria interna da Prefeitura Municipal de Atalaia para uma gestão fiscal responsável, obedecendo, assim, às premissas insculpidas na Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim, após a revisão de literatura, objetivouse fazer uma abordagem dos controles internos municipais, suas relações com a gestão fiscal, aliado aos dispositivos da LRF, sendo realizado e aplicado um questionário ao Controlador Interno do Município, busca de informações externas, com vistas a verificar os controles internos da Prefeitura Municipal de Atalaia, relacionados à gestão fiscal. Conclui-se com uma abordagem dos métodos de controles e auditoria da Prefeitura Municipal de Atalaia, frente à LRF e recomendações para futuros trabalhos no âmbito do controle interno municipal.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Gilio

Funcionário público municipal; Bacharel em Ciências Contábeis do Cesumar; Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Cesumar.

Luciano Alberto de Freitas

Docente no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Faculdade Futura, Votuporanga, SP

Publicado
2018-06-05
Como Citar
Gilio, C. H., & Freitas, L. A. de. (2018). O MÉRITO DA CONTROLADORIA INTERNA NA GESTÃO FISCAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ATALAIA. REVISTA DE CONTABILIDADE DOM ALBERTO , 7(13). Recuperado de https://revista.domalberto.edu.br/revistadecontabilidadefda/article/view/108