A NOÇÃO DE SABERES DOCENTES, SABERESFAZERES E SUA MOBILIZAÇÃO: FRAGMENTOS DO COTIDIANO ESCOLAR

  • Joelson de Sousa Morais
Palavras-chave: Cotidiano escolar.Saberes docentes, Professoras iniciantes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o que são saberes, saberesfazeres e sua mobilização no cotidiano da prática pedagógica de professoras iniciantes. Trata-se de um fragmento da dissertação de Mestrado em Educação do autor, que foi realizada com três professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa escola da rede pública municipal na cidade de Caxias-MA. O método de investigação utilizado foram as conversas e observações, gravadas em áudio e registradas num diário de pesquisa. A perspectiva teórica epistemologia adotada foram os Estudos do Cotidiano, entrelaçadas com a Epistemologia da Complexidade para a compreensão das narrativas docentes. Os resultados mostraram que os saberes docentes são múltiplos, complexos e se constituem em vários contextos se materializando atravésd os saberesfazeres mobilizados pelas professoras iniciantes.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA. Professor da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (Campus Caxias). E-mail: joelsonmorais@hotmail.com

Publicado
2015-12-02