MODELAGEM NAS CIÊNCIAS: PRODUÇÃO DE JOGOS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA

  • Carla Melo da Silva
  • Mônica da Silva Gallon
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Palavras-chave: Modelagem nas Ciências, Práticas Pedagógicas

Resumo

O artigo apresenta o relato de uma proposta de modelagem no Ensino de Química com alunos de 3º Ano do Ensino Médio de Escola Pública Estadual/RS. A atividade iniciou com questionamento aos estudantes sobre como gostariam de aprender Química, estes, trouxeram ideia de utilização de jogos. Objetivando auxiliar a aprendizagem de conteúdos de Química por meio da construção de jogos pedagógicos e desenvolvendo a criatividade em sala de aula, baseou-se a proposta na modelagem nas Ciências: Percepção e Apreensão; Compreensão e Explicitação e Significação e Expressão, onde os estudantes, divididos em grupos, escolheram um assunto de química orgânica, bem como um tipo de jogo para construir. A proposta foi relevante para o aprendizado, pois, por meio da ludicidade proporcionou-se uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Carla Melo da Silva

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. E-mail: carlamelodasilva@ibest.com.br.

Mônica da Silva Gallon

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. E-mail:monica.gallon@gmail.com.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. E-mail: betefreitas.m@bol.com.br.

Publicado
2015-12-02