DESAFIOS PARA O PROFESSOR NO ENSINO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

  • Alexandre Jacob
  • Jordana Coelho
  • Marcelo Moreira da Silva
Palavras-chave: Ensino religioso, Africanidades, Desafios

Resumo

Trata da disciplina de ensino religioso e a temática de religiões de matriz africana. Apresenta breve histórico da disciplina no currículo escolar brasileiro e conceitos das religiões de matriz africana. Por meio de estudo de caso em um município de médio porte no Espírito Santo com oito professores da rede municipal identifica desafios para o ensino desta temática na disciplina, especialmente a superação dos juízos de valor e dos preconceitos. Analisa as percepções dos docentes e propõe a capacitação continuada de forma pontual, além de experiências de campo e a discussão madura sobre os objetivos da disciplina. Conclui que a discussão de propostas de abordagens e métodos para o Ensino Religioso, especialmente o das religiões de matriz africana, deve ser constante e envolver a sociedade e a família para superação dos desafios relatados.

Biografia do Autor

Alexandre Jacob

Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória – FUV. Especialista em Direito Civil e professor da Faculdade Castelo Branco. E-mail: alexandre.jacob10@gmail.com

Jordana Coelho

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória – FUV. Especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES campus Centro Serrano. E-mail: jordanacoelho17@hotmail.com

Marcelo Moreira da Silva

Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória – FUV. Especialista em Sociologia humana e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES campus Colatina. E-mail marceloesd@gmail.com

Publicado
2015-12-02